19 de September de 2017 | 12:07

Sintego cobra melhoria no IMAS e propõe mudanças para o Instituto

O Sintego se reuniu nesta segunda-feira (18) com o presidente do IMAS, Sebastião Peixoto, para cobrar um melhor atendimento do plano de saúde dos servidores municipais de Goiânia e aumentar o número de profissionais da saúde credenciados ao instituto, principalmente nas especialidades mais carentes.

As diretoras do Sintego também alertaram quanto ao não funcionamento do Conselho do Imas, órgão responsável pelo acompanhamento e fiscalização do Instituto, que ainda depende de autorização do prefeito para atuar.

A presidenta do Sintego Bia de Lima questionou o reajuste que será feito pelo IMAS na contribuição dos agregados. De acordo com Bia de Lima o percentual alegado pelo Instituto é impraticável.

“Os servidores do município não tiveram reajuste este ano e a única categoria que conseguiu foi a Educação, onde o percentual foi de 2,94 para os administrativos e 7,64 para os professores, bem inferior dos 9,9% anunciados pelo IMAS para setembro e os 9,9 para dezembro, ou seja, quase 20% de reajuste em um momento de crise no país, onde a classe trabalhadora é a que mais sofre, principalmente os servidores públicos com o corte de direitos”, argumentou.

Bia também discutiu a possibilidade de mudança dos servidores da educação no município, do IMAS migrar para o IPASGO. De acordo com Bia de Lima, além de possuir uma rede maior de atendimento, o IPASGO conta com uma estrutura de atendimento diferenciada aos contribuintes. O problema a ser discutido é a alíquota, para que não aumente ainda mais para os servidores.

“O Sintego já intermediou a vinda de milhares de novas vidas para o IPASGO nos municípios goianos. Por onde temos passado e apresentamos esta proposta a receptividade é grande, em Goiânia não é diferente. Temos feito um levantamento dos trabalhadores em educação do município de Goiânia e notado o interesse em migrar para um novo plano”, ressaltou.

O presidente do IMAS, Sebastião Peixoto afirmou que vai rever o reajuste que seria feito nos próximos meses. Ele afirmou também que o prefeito já autorizou o funcionamento do Conselho de Acompanhamento do IMAS e vai apresentar a proposta de mudança de contribuição dos servidores da educação municipal para o IPASGO.

Participaram da reunião a secretária-Geral do Sintego Ludmylla Morais e a secretária de Formação, Meibb Freitas.