16 de February de 2018 | 14:22

Entidades se reúnem no SINTEGO para planejar o Dia das Mulheres

Representantes de diversas entidades e instituições participaram na tarde desta quinta-feira (15), da reunião para planejamento das atividades comemorativas ao dia 8 de março, “Dia da Mulher”. A reunião aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás- SINTEGO e aprovou a agenda que fará do 8 de março de 2018 um dia representativo na luta dos direitos das mulheres.

O assunto principal foi o enfrentamento da violência contra as mulheres. Tendo isto, as atividades do dia ficaram assim definidas: pela manhã, haverá o Seminário “Mulheres, Poder e Participação Para Enfrentar a Violência”. Em seguida, uma concentração em frente à Delegacia da Mulher onde será realizado um protesto de luta contra todo e qualquer tipo de violência à Mulher. Ao entardecer, uma caminhada até a Praça Universitária, onde uma feira com exposições de produtos produzidos por mulheres, banner informativos e apresentações artísticas de Cantoras Goianas fechará o dia.

A secretária da mulher do Sintego, Marta Maria da Cruz, disse que esse 8 de março será a coroação do trabalho que o SINTEGO vem realizando ao longo do ano. “Nós fazemos palestras de esclarecimentos nas escolas e conscientizamos também os homens contra a violência à Mulher” afirmou Marta.

Para a representante do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Africaniedades do IFG, Janira Sodré,    é importante que o sindicato possa ser esse espaço em que as entidades se encontram em torno de uma pauta comum que é a sociedade livre da violência contra as Mulheres.

A vice-presidente da CUT e tesoureira-geral do SINTEGO, Iêda Leal, se alegrou com a representatividade de entidades presentes que acolheu o trabalho de mobilização para o dia das Mulheres. “Nós queremos um país mais justo e para isso precisa da participação feminina. Somos 60% da população e vamos fazer a diferença esse ano”, resumiu Iêda.