Comunicação

12 de April de 2018 | 11:18

SINTEGO promove encontro com conselheiros de Educação de todo estado, nesta sexta-feira

O SINTEGO promove nesta sexta-feira (13), a partir das 8h, o Encontro de Conselheiros e Membros de Fóruns de Educação.  Entre os temas que serão abordados, durante o Encontro, está a importância dos conselhos e fóruns de Educação na gestão da Educação pública; A escola pública e a cidadania e Órgãos de Controle Social.

Estão sendo esperados mais de 200 conselheiros municipais de diversas cidades do estado para participar do Encontro. Além dos conselheiros, também participam dos debates membros dos fóruns de Educação e conselheiros do Fundeb e da alimentação escolar.

Para a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima, o objetivo do encontro é aperfeiçoar e contribuir com o trabalho dos conselheiros municipais de educação de todo o estado, promovendo debates e discussão com temas pertinentes e atuais. 

“O SINTEGO, por meio de seu Departamento de Conselhos e Gestão da Educação Pública, propõe, neste encontro, reflexões em torno da participação da sociedade na gestão da educação e, em especial, nos Órgãos de Controle Social de Políticas Públicas desenvolvidas no âmbito dos entes federados”, destacou.

O professor e diretor do SINTEGO, Geraldo Profírio, destaca que um dos caminhos para promover uma fiscalização mais direta e comprometida com a aplicação correta dos recursos públicos, sobretudo as verbas da Educação é o comprometimento dos conselheiros e da sociedade civil organizada.

“O grande desafio, na atualidade, é fazer com que os gestores públicos removam esta concepção patrimonialista da coisa pública e dê lugar a uma gestão participativa, permitindo que os diversos segmentos organizados da sociedade possam contribuir na definição e na execução de políticas públicas nos diversos entes federados. Isto só será possível quando os órgãos de controle social contarem com pessoas comprometidas e representativas dos diversos segmentos organizados da sociedade local”, pontuou.

Na programação do Encontro está prevista palestra com o professor Alberto Ribeiro do Carmo e professor João Batista do Nascimento.

Abaixo programação completa:

ENCONTRO DE CONSELHEIROS E MEMBROS

DE FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DO SINTEGO

PÚBLICO ALVO – REPRESENTANTES DO SINTEGO:

  • Conselheiros Municipais de Educação;
  • Conselheiros do Fundeb e da Alimentação Escolar (CAE);
  • Membros dos Fóruns de Educação.

PROGRAMAÇÃO:

  • 8h – Abertura

Profª. Bia de Lima

(Pedagoga e especialista em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás – UFG; presidenta do SINTEGO  e Conselheira Estadual de Educação)

  • 9h - A importância dos Conselhos e Fóruns de Educação na Gestão

da Educação Pública;

Prof. Geraldo Profírio

(Licenciado e pós-graduado em matemática, diretor do Departamento de Acompanhamento dos Conselhos no SINTEGO)

  • 10:30h – INTERVALO
  • 11h - A Escola Pública e a Cidadania

Prof. Alberto Ribeiro do Carmo

(Prof. de Sociologia da Educação da PUC Goiás - Mestre em Educação)

  • 12h – ALMOÇO
  • 14h - Órgãos de Controle Social, instrumentos imprescindíveis na definição, execução e fiscalização de políticas públicas.

Prof. João Batista do Nascimento

Mestre em Educação pela UFG. Especialista em Políticas Públicas pela UFG, Licenciado e Bacharel em Filosofia UFG, Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-GO. Professor da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC-GO.

  • 15:30h - ENCERRAMENTO

 




Imprimir