Comunicação

19 de April de 2018 | 00:11

Direção central do SINTEGO realiza audiência na secretaria de Educação

A direção central do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO) esteve em audiência na secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) na tarde de hoje, (18) para tratar da pauta da rede estadual de Goiás. Entre os assuntos abordados durante a reunião estão: o Piso dos Professores de 2018, as progressões verticais e horizontais, a cobrança irregular da PGE não contando a licença qualificação como tempo de serviço, as dificuldades dos professores em fazer a frequência diária online, a necessidade estender a vacinação aos demais profissionais da educação, a criação de uma tabela para os administrativos e as eleições nas escolas. 

Audiência com o Governador

O SINTEGO cobrou durante a reunião uma audiência com o Governador José Eliton para discutir o pagamento dos reajustes dos professores e administrativos, além de levar a pauta da Educação (Progressões, nova tabela dos Administrativos, entre outros pontos).

Progressões

Pelo levantamento do SINTEGO, são mais de 2 mil processos de servidores que estão solicitando progressões (processos que já foram verificados pela SEDUCE e ainda não tiveram encaminhamento). A presidenta do SINTEGO, Bia de Lima, cobrou para que a Administração conceda a progressão aos servidores. O secretário, Marcos das Neves, ficou de agilizar a liberação, junto a SEGPLAN. . 

Computadores para os professores

Quando a presidenta do SINTEGO questionou que muitos professores não têm acesso a computadores para colocar a frequência no SIGI on-line, o Secretário anunciou que a SEDUCE colocará 6 novos computadores em todas as escolas estaduais (exceto para escolas militares e conveniadas).

De acordo com o secretário, os computadores serão distribuídos nas escolas, sendo 1 para diretor, 1 para coord. pedagógico, 1 para administrativo e 3 para sala de professores. A promessa da secretaria é que esses computadores sejam entregues até junho.

Autonomia do Professor em Sala

A direção do SINTEGO, relatou ter recebido reclamações de professores quanto ingerências nas aulas. “Estão colocando coordenadores e professores  dentro da sala de aula para acompanhar o trabalho dos professores, no intuito de fiscalizar a aula”, relatou  a professora Bia de Lima. Para a Presidenta a situação é preocupante porque tira a autonomia do professor.

De acordo com o Secretário essa fiscalização é negativa e serão tomadas providências para solucionar. 

Vacinação

Quando foi anunciado que haveria a vacinação contra o vírus H1N1 aos professores, a secretaria de Saúde não deixou claro se os outros profissionais das escolas também receberiam a vacina. O SINTEGO colocou esse assunto na reunião e o secretário de Educação ficou de resolver com a Secretaria de Saúde para que todos os profissionais das escolas (professores(as) e administrativos(as)) recebam a dose da vacina contra o H1N1.

GDPI para os Professores de Apoio

O retorno do pagamento da GDPI para os professores de apoio das escolas de tempo integral também foi cobrado pelo SINTEGO. A secretária executiva da SEDUCE, Solange Andrade, disse que resolverá essa questão. O SINTEGO cobrou também para que tenha gratificação de GDPI para os administrativos.  

Tabela dos Administrativos

O SINTEGO cobrou a construção de uma nova tabela para os administrativos. Para a presidente do SINTEGO, esse é o principal caminho para que os servidores administrativos recebam reajustes defasados desde 2009. A superintendente da SEDUCE, Solange Andrade disse que já preparou a tabela, inclusive com seu estudo de impacto na folha, depende agora de audiência com o governador, para alterar a Lei 13.910 na composição da carreira dos administrativos.

Eleição nas Escolas

Por pressão do SINTEGO, o Projeto de Lei que trata da gestão democrática nas escolas foi encaminhado à Assembleia Legislativa. Contudo, a direção do SINTEGO não concorda com alguns pontos da minuta encaminhada pela SEDUCE a ALEGO. 

O SINTEGO defende o tempo de mandato de 3 anos, para não coincidir a eleição dos diretores com o pleito eleitoral político (Diferente de 4 anos como está na minuta). O SINTEGO defende, ainda, limite de 3 mandatos, para que a eleição dos diretores não seja um processo de ratificação da mesma diretoria. Os representantes da SEDUCE na audiência concordaram com as alterações propostas pelo SINTEGO e as mudanças devem acontecer na Assembleia Legislativa.

Estavam presentes na reunião, por parte do SINTEGO, a presidenta, Bia de Lima, a secretária do Interior, Lucieny Alves, a secretária de Aposentados, Elisabeth Machado, por parte da SEDUCE o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves, os superintendentes: Ivo Vilela, Solange Andrade e Zenilde Teixeira. 




Imprimir