Comunicação

03 de August de 2018 | 16:39

SINTEGO presente na posse dos diretores da Rede Estadual

Gestão Democrática, conquista do SINTEGO! Foi uma luta árdua para garantir a realização do processo eleitoral nas escolas estaduais de Goiás. Depois da luta, chegou o dia da posse. Hoje,03, aconteceu a cerimônia que para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás tem o sabor de vitória.  

Na Cerimônia, em que estavam presentes: os diretores eleitos de mais de 1.100 escolas de todo o estado de Goiás, o governador, José Eliton, o secretário estadual de Educação, Flávio Peixoto, a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima e demais autoridades; aconteceu no Ginásio Rio Vermelho.

Em sua fala, que abriu a cerimônia de Posse, a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima, lembrou da luta do SINTEGO pelo implantação da gestão democrática nas Escolas, desde aprovação da LDB, em 1996. Ao se dirigir aos diretores eleitos, Bia de Lima afirmou que o processo de Gestão Democrática confere qualidade a educação pública e disse que todos os diretores eleitos alí presentes eram a esperança de uma educação melhor.

A professora Bia de Lima também cobrou das autoridades investimentos na Educação. “Ainda temos em Goiás, escolas feitas de placas de concreto, precisamos que todas as escolas em nosso estado sejam modelo século XXI, não apenas algumas,” afirmou a presidenta.

Ao final de sua fala, a presidenta do SINTEGO, disse que, para o pleno funcionamento das escolas estaduais, faz-se necessário o Governo realizar concurso público para a Educação. “A realidade hoje é que 50% dos trabalhadores na educação são contratos temporários, e uma educação de qualidade exige-se um professor que tenha Plano de Carreira e que tenha incentivos a sua qualificação”.

Em sua fala, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Flávio Peixoto, se comprometeu a receber as reivindicações do SINTEGO.  “Estamos agora trabalhando a questão que nos unem em melhorias para o servidor. Não existe categoria sem representatividade e o trabalho do SINTEGO é fundamental” disse.

Já o governador José Eliton, reconheceu a importância do SINTEGO no processo da Gestão Democrática nas escolas desde o começo e agradeceu a cooperação do SINTEGO no processo. “Quero agradecer ao SINTEGO por propor o diálogo. Porque quando temos diferenças nos sentamos e, no diálogo, resolvemos.” afirmou o governador.      

A eleição dos diretores foi um processo de luta do SINTEGO que esteve na Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) cobrando o governo até que este   enviasse o Projeto de Lei à Assembleia Legislativa. Depois, o SINTEGO esteve na ALEGO acompanhando e cobrando o processo de aprovação do Projeto. E por fim, o SINTEGO compôs a comissão eleitoral auxiliando a realização da eleição em todo o estado.

 

 




Imprimir