10 de January de 2019 | 15:58

Prefeito de Goiânia assina decreto para pagamento do Piso Salarial dos/as professores/as de 2019; índice de 2018 foi ignorado

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), anunciou nesta quinta-feira (10) o reajuste do Piso Salarial dos/as professores/as para 2019. De acordo com o prefeito, o índice fixado em 4,17% será pago na folha referente ao mês de janeiro e antecipa a definição nacional para correção do salário da categoria.

No entanto, o SINTEGO esclarece que o índice de 2018 (6,81%) foi totalmente ignorado pela Prefeitura de Goiânia, bem como as negociações com o sindicato para a definição do reajuste.

Em 2018, ficou decidido entre o sindicato e o secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo, que os índices de 2018 e 2019 seriam negociados juntos. Porém, ele não apresentou uma proposta de remuneração.

A discussão do Piso Salarial dos/as Professores/as foi protelada pela Prefeitura de Goiânia durante todo o ano de 2018 e não aceitaremos calote. A categoria entendeu o não pagamento do índice do ano passado como uma retaliação, em razão da discordância com a Reforma da Previdência do município. Os/as professores/as foram os únicos sem reajuste em 2018.

“Nós não aceitaremos o calote de 2018. Recorreremos a Justiça para garantir o pagamento do reajuste do nosso Piso Salarial”, afirma a presidente do SINTEGO, Bia de Lima.