Comunicação

18 de January de 2019 | 19:17

Após insistência do governo em parcelar dezembro, Fórum em Defesa dos Servidores Públicos convoca assembleia geral para segunda-feira (21)

 

 

Foi marcada para segunda-feira (21), às 16h30, em frente ao Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, uma assembleia geral e unificada das categorias que fazem parte do Fórum em Defesa dos Servidores Públicos do Estado de Goiás.

 

A decisão foi tomada após três rodadas de negociações entre as entidades sindicais e os secretários de estado. Nesta sexta (18), durante uma reunião com mais de 4h de duração, o Governo Estadual insistiu na proposta de pagamento escalonado do salário de dezembro/18.

 

Os/as servidores/as públicos/as não aceitaram esta sugestão, e chegaram a fazer outras quatro contrapropostas, entre elas, o pagamento do mês de janeiro imediatamente, com o pagamento de dezembro até o dia 15 de fevereiro e assim sucessivamente, de forma que, o mês trabalhado fosse pago até o dia 15 do mês seguinte. Tal proposta também não foi acatada pelo Estado.

 

“Com isso, não restou outro caminho, a não ser a convocação da assembleia. As categorias é que vão decidir o seu futuro. Nós queremos o pagamento do mês de dezembro e sem parcelamento”, afirmou a presidenta do Sintego e coordenadora do Fórum, Bia de Lima.

 

Segundo Bia de Lima, o entendimento das categorias é de que não houve esforço de negociação por parte do Governo Estadual, já que eles não elaboraram uma proposta diferente da apresentada nesta quinta-feira (17) e se mostraram irredutíveis quanto ao parcelamento dos salários.

 

“O sacrifício todo mundo já está fazendo, estamos enfrentando inúmeras dificuldades. A minha categoria está com problemas para iniciar o ano letivo na segunda-feira (21). Nós estamos dizendo mais uma vez para o governo que buscamos nos esforçar para o acordo, mas eles se mostram intransigentes e não apresentam outra contrapartida”, declarou Bia de Lima.

 

De acordo com ela, as regionais do Sintego reforçarão o posicionamento do Fórum em suas cidades e, os/as trabalhadores/as da Educação decidirão o que deve ser feito em relação a categoria.

 

A direção estadual do Sintego estará reunida neste sábado (19), em Goiânia, para discutir além do pagamento do salário de dezembro/18, as estratégias a serem adotadas diante do posicionamento do governo, bem como questões específicas da Educação (piso salarial, reordenamento de rede, entre outros).

 

 

 




Imprimir