21 de January de 2019 | 15:00

Sintego entra com ação civil pública para garantir pagamento imediato de dezembro/2018

A equipe jurídica do Sintego protocolou nesta segunda-feira (21) com ação civil pública coletiva, n° 5023505.86.2019.8.09.0051, na 5ª Vara da Fazenda Pública, a ser julgada pelo juiz Vitor França Dias Oliveira. A ação tem como pedido liminar, ou seja, urgente, o pagamento imediato do pagamento do salário de dezembro/2018, que está em atraso.

A ação engloba todos/as os/as servidores/as da Educação da rede estadual de Goiás, ativos/as, inativos/as, efetivos/as e contratos.

A decisão de entrar na Justiça foi tomada após infrutíferas rodadas de negociações entre as entidades sindicais e os secretários de estado de Goiás. Mesmo com quatro contrapropostas dos sindicatos pertencentes ao Fórum em Defesa dos Servidores Públicos, o Governo Estadual insistiu no pagamento escalonado dos/as servidores/as, por faixa salarial, em seis parcelas, que seria efetuado entre março e agosto de 2019.

Não houve acordo entre as entidades sindicais e o governo. “Precisamos garantir o pagamento dos/as servidores/as. Os/as trabalhadores/as da Educação, além do salário estão sem receber o auxílio-alimentação, sem o 13° salário, férias, Bônus Reconhecer, vale-transporte dos/as administrativos/as. Não vamos abrir mão de receber o que é direito nosso”, afirmou a presidenta do Sintego e coordenadora do Fórum, Bia de Lima.

Segundo Bia de Lima, o entendimento das categorias é de que não houve interesse do Governo Estadual em pagar o mês de dezembro, já que eles não elaboraram nenhuma outra proposta sem ser a de pagamento escalonado e se mostraram irredutíveis quanto ao parcelamento dos salários até agosto.

“A minha categoria está com dificuldades para iniciar o ano letivo, que começa nesta segunda-feira (21). Não nos resta outro caminho, a não ser o da Justiça para garantir esse pagamento de forma integral”, reforçou Bia de Lima.

O Sintego está mobilizado contra o calote!