14 de February de 2019 | 18:07

MPT se posiciona contrário ao parcelamento de salários dos/as trabalhadores/as do Basileu França

Em audiência na tarde desta quinta-feira (14), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás, com a presença da presidenta do SINTEGO, Bia de Lima; a Secretária-Geral, Ludmylla Morais, o Secretário de Imprensa,  Napoleão Costa, a advogada do sindicato Leyrianne Carvalho, e 10 profissionais do Itego em Artes Basileu França, a procuradora do MPT, Milena Cristina Costa declarou não concordar com a proposta de parcelamento de salários feita pelo Centro de Gestão em Educação Continuada – Cegecon, organização social responsável pela administração da unidade.

Em reunião com os/as professores/as e administrativos/as do Basileu França, na manhã de hoje (14), na qual representantes do SINTEGO foram, novamente, impedidos de participar, a Cegecon convocou os/as profissionais para retornarem ao trabalho no período vespertino desta quinta-feira. Parte dos/as trabalhadores/as atenderam à convocação mesmo sem a deliberação coletiva, acerca do fim da greve, que só pode ser realizada perante Assembleia da categoria.

“A Cegecon afronta a Constituição impedindo a entrada do SINTEGO no Basileu França. Os/as profissionais estão sendo coagidos por essa O.S., ela se esconde atrás das coordenações. Eu nunca tinha vivido algo semelhante, ao longo dos anos de militância sindical, avalio a forma e o tratamento como altamente desrespeitoso. Os/as trabalhadores/as são colocados em situações vexatórias e estes encontram-se em crise emocional e financeira”, disse a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima.

Na reunião com os/as trabalhadores/as da unidade tecnológica, a Cegecon apresentou o cronograma de repasses, como se houvesse a anuência do MPT, situação esclarecida pela Procuradora Milena Costa. A proposta consiste em quitar o mês de dezembro, parcelar o 13º em três vezes e os meses de fevereiro e março de 2019, em seis vezes, o que, para o SINTEGO e para os/as trabalhadores/as da unidade, é inadmissível.

De acordo com os/as trabalhadores/as do Basileu, há ameaça de dispensa dos/as profissionais por parte da Cegecon, que não reconhece a greve e, no entendimento do SINTEGO, a O.S. coage e intimida os/as professores/as e administrativos/as da unidade, bem como, ações antissindicais. A procuradora explicou que foi celebrado Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pela Cegecon, de forma que a organização social não pode dispensar profissionais durante o período de greve. Ainda segundo Milena Costa, caso haja demissões todas as pendências financeiras devem ser quitadas, inclusive o depósito do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), que não é depositado desde setembro/2017 e a multa pelo descumprimento do TAC, aplicada pelo MPT.

“Estamos recebendo denúncias de atrasos há um ano. A situação foi se agravando e hoje chegamos ao insustentável. Eu me sinto triste e lamento essa situação”, ressaltou a Procuradora, Milena Costa.

Os/as profissionais do Basileu França, que estão em greve já informado para a O.S., sem previsão de término devido ao atraso dos pagamentos, receberam o salário de novembro/2018 e 1/3 do 13° salário nesta quarta-feira (13), após acordo entre o MPT, o Estado de Goiás e a Cegecon.

Dessa forma, o despacho da reunião foi a convocação de uma nova audiência com representantes da O.S. Cegecon para a próxima segunda-feira (18), às 14h, com fim de tratar do cumprimento do TAC celebrado quanto a dispensa de profissionais durante o movimento grevista.

O SINTEGO reforça incansavelmente que é o representante legítimo dos/as trabalhadores/as do Basileu França, com parecer favorável do MPT sobre tal, e convoca Assembleia da categoria para a próxima segunda-feira (18), às 17h, no Basileu França. Até lá!