Comunicação

06 de August de 2019 | 10:35

06/08 - Dia Nacional dos/as Profissionais da Educação!

O dia 6 de agosto marca uma data de valorização e reconhecimento para os/as funcionários/as das escolas. A primeira comemoração da data foi em 2015, após a sanção da lei 13.054/2014, que institui o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

A lei é um resgate histórico necessário para recompensar os/as servidores/as administrativos/as que formam a comunidade escolar. A lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), foi proposta pela senadora Fátima Cleide (RO), reconhecendo os/as funcionários/as de escola como profissionais de educação.

O SINTEGO parabeniza todos/as esses profissionais, fundamentais e indispensáveis no funcionamento das unidades escolares e, ressalta que não se retira da luta pela garantia dos direitos desses/as servidores/as. Estamos em constante diálogo com os órgãos de Educação, além dos governos municipais e estaduais, na luta para que esses/as trabalhadores/as estejam sempre em boas condições para exercerem suas funções de forma digna, adequada e recebendo o que lhes é de direito como a data-base e as progressões.

Em Goiânia, após muita cobrança do SINTEGO, a data-base de 2019 foi concedida, no entanto, de forma parcelada, o que desagradou o sindicato. Seguimos buscando uma audiência com o prefeito Iris Rezende, para discutirmos a reestruturação do plano de carreira dos/as administrativos/as.

Na esfera estadual, cobramos também o pagamento da data-base que está atrasada há dois anos e a valorização dos/as profissionais, para que possam desempenhar suas atribuições sem qualquer entrave. Atualmente, o SINTEGO compõe a Comissão do Plano de Carreira dos Administrativos da Educação do Estado, que além de propor um novo Plano de Carreira e a elaboração de uma nova tabela salarial, irá buscar uma saída para garantir que os/as profissionais/as da Educação de Goiás, que possuem curso superior e ainda não têm o reconhecimento, possam progredir na carreira.

O SINTEGO segue na luta pela garantia da valorização dos/as profissionais administrativos/as!

#SINTEGONALUTA




Imprimir