Comunicação

04 de November de 2019 | 14:51

SINTEGO participa da mesa de abertura do 24° Simpósio da Faculdade de Educação da UFG

A presidenta do SINTEGO, professora Bia de Lima, participou na manhã desta segunda-feira (4) da mesa de abertura do 24° Simpósio de Estudos e Pesquisas da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o tema: Universidade, formação e anti-intelectualismo.

Participaram com ela o conferencista prof. Dr. José Luiz Sanfelice (UNICAMP), o prof. Dr. Adão José Peixoto (UFG) e o presidente a Adufg, professor Flávio Alves da Silva.

Durante a abertura do evento, Sanfelice falou dos tempos obscuros vividos pelo Brasil, o desafio de se encontrar tanto na prática, quanto na teoria, um projeto educacional que legitime a liberdade de mente e corpo, além de um sistema justo e includente.

De acordo com o conferencista, o Brasil passa por um momento complicado de negação de conhecimentos e fatos, disseminação de informações erradas, investimento na escola sem partido e cívico-militares, que se colocam como parte do anti-intelectualismo, causando constrangimento dos/as professores/as no exercício pleno da docência, além de uma doutrinação conservadora, religiosa, reacionária e contra o diferente.

Bia de Lima completou que o estado de Goiás é visto como modelo das escolas militares, com 85 unidades. “Nos preocupa muito o crescimento das Escolas Militares, pois além do enfrentamento com a sociedade, que pede por isso, temos que fazer o enfrentamento com a própria categoria, que de forma ilusória, pela seletividade da escola, acredita que tem melhores condições de trabalho. Agora, querem militarizar as escolas infantis, isso é um absurdo”, afirmou ela.

O simpósio que tem o apoio do SINTEGO segue até o dia 6 de novembro com conferências, mesas redondas, lançamento de livros, apresentações culturais, divulgação de produção acadêmica e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores/as, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, bem como, de estudantes da graduação e pós-graduação de diversas áreas de conhecimento.

Para mais informações e a programação completa, acesse: http://eventos.ufg.br/SIMPOSIOFE

SINTEGO – gente que trabalha a Educação

 

 




Imprimir