Comunicação

12 de November de 2019 | 19:41

Informes – Rede Estadual de Educação

A presidenta do SINTEGO, professora Bia de Lima, esteve reunida nesta terça-feira (12) com a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, para esclarecer informações que circulam nas redes sociais e preocupam os/as trabalhadores/as da categoria.

 

1 – Professores/as de Apoio

Circula nas escolas e nas redes sociais a informação de uma possível substituição dos/as Professores/as de Apoio por estagiários/as, que seriam remunerados/as com R$ 500,00. De acordo com a SEDUC, essa informação não procede. O SINTEGO já se manifestou contrário a essa possibilidade e esclarece que não há amparo legal para isso.

O SINTEGO entende que existe a necessidade de uma discussão mais ampliada sobre a Inclusão na Rede Estadual de Educação. Na próxima semana será feita esta discussão com o SINTEGO, que será chamado para discutir os critérios que estão sendo criados para modificações que serão feitas na Inclusão, mas ressaltamos que algumas das nossas sugestões já foram acatadas pela SEDUC..

 

2 – Professores com 60 horas

A SEDUC está fazendo revisão sobre a jornada de 60h, pois existem muitos processos na justiça em que os/as professores/as querem receber as 20h em forma de hora extra. Frente a isto, a Seduc está cogitando oferecer as 20h com outro tipo de vínculo, através de processo seletivo. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) orientou a pasta para que o/a professor/a efetivo/não pode aposentar por 60h, há muitos processos neste sentido. O SINTEGO já havia feito o alerta de que essas demandas judiciais poderiam resultar em outras questões.

 

3- Piso Salarial, Data-Base e Progressões

Essa é a pauta mais antiga que o SINTEGO não se cansa de cobrar. O Governo insiste no pagamento do Piso Salarial apenas para quem ganha abaixo do valor inicial estabelecido pelo MEC, em 2019, que é de R$ 2.557,74. Não concordamos com mais uma tentativa de achatamento da carreira, e exigimos que o pagamento do reajuste do Piso, de 4,17%, para todos/as os/as professores/as, efetivos e aposentados.

Com isso, precisamos nos manter atentos/as e mobilizados/as, já que o governo não quer ceder.

 

4 – Reforma da Previdência

Nesta quinta-feira (14), o Fórum em Defesa dos/as Servidores/as e Serviços Públicos do Estado do Goiás do qual o Sintego é integrante, realizará uma Audiência Pública, com a presença dos/as deputados/as estaduais, para discutir ponto a ponto a Reforma da Previdência Estadual. A proposta tem diversos problemas e prejudica de forma irreparável os/as servidores/as públicos/as, em especial, da Educação. Por isso, convocamos todos/as os/as profissionais da categoria a participarem conosco desta discussão. A audiência será às 14h, no auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

 

#SINTEGONALUTA




Imprimir