27 de November de 2019 | 16:22

SINTEGO completa 31 anos de luta!

Há exatos 31 anos, no dia 27 de novembro de 1988, era fundado o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás - SINTEGO. Uma assembleia com os/as trabalhadores/as em Educação de todo estado de Goiás, realizada no município de Itumbiara, marcou a fundação do sindicato mais atuante do Estado.

“Desde a sua fundação o SINTEGO é fundamental na luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as em Educação. Acredito que neste momento da história seja ainda mais. Vivemos um tempo difícil, em que os Governos Federal, Estadual e Municipais tentam minimizar o movimento sindical, na tentativa, de acabarem definitivamente com qualquer garantia trabalhista já conquistada, de forma tão suada, pela categoria. Nós estamos resistindo e vamos continuar na luta, sempre!”, afirma a presidenta do SINTEGO e da CUT-GO, professora Bia de Lima.

“Precisamos do apoio e mobilização de todos/as para que consigamos obter êxito nas nossas reivindicações. O SINTEGO representa os/as trabalhadores/as e é essa a força necessária para lutarmos! Sabemos que não está sendo fácil, temos travado muitas lutas, mas juntos somos fortes!”, reforça Bia.

A fundação do SINTEGO celebrou a união do Centro de Professores de Goiás (CPG), da Associação dos Supervisores Educacionais de Goiás (ASSUEGO) e da Associação dos Orientadores Educacionais de Goiás (AOEGO) que, com a promulgação da Constituição de 1988, puderam se unir em atividade sindical e fundaram o SINTEGO, o maior sindicato do Estado de Goiás.

Nesses 31 anos o SINTEGO foi a voz combativa da categoria dos/as trabalhadores/as (professores/as e administrativos/as) da Educação Pública que lutou por conquistas que repercutiram em melhorias para todo o funcionalismo público. A exemplo do Estatuto do Servidor, Plano de Carreira, Piso Salarial, Vale Alimentação, Vale Transporte e Valorização Salarial que são frutos de lutas constantes. O SINTEGO esteve e estará sempre firme na Luta em defesa dos/as trabalhadores/as da Educação Pública no Estado de Goiás.