24 de September de 2021 | 16:25

Ação do Sintego que cobra reajuste do Piso de 2018 na RME de Goiânia é ganha em 2ª instância

A ação ajuizada pelo Sintego que solicita o pagamento do Piso Salarial do ano de 2018, para os/as professores/as do município de Goiânia, obteve vitória em 2ª instância na justiça. Em 2018 a luta foi intensa e com exaustiva cobrança do Sintego à prefeitura.

O pagamento do Piso daquele ano foi protelado e depois negado pelo então Secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo. Esta atitude da prefeitura foi vista como uma forma de dar o calote no percentual e o sindicato passou a lutar na justiça para reverter o grande prejuízo dos/as professores/as.

O Sintego então entrou com uma Ação Civil Pública, visando garantir o cumprimento da Lei nº 11.378/08, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional. Agora obtivemos êxito e a Prefeitura terá que cumprir o percentual de 2018, de 6,81%, a ser aplicado na carreira.

"Esta é uma vitória muito importante para a carreira do magistério público de Goiânia. Piso é Lei, é preciso que se cumpra e o Sintego está aqui para isso, não aceitaremos o calote”, destacou a presidenta do sindicato, Bia de Lima.

Administrativos/as

Quando aos/as administrativos/as da Rede Municipal de Goiânia, o Sintego afirma que caso o prefeito não apresente uma posição concreta sobre quando irá pagar a Data-Base, entrará na justiça contra a prefeitura para que o reajuste seja cumprido. Os/as trabalhadores/as não suportam mais a inflação corroendo seus salários já tão pequenos e o poder público virando as costas para seus direitos.

#PisoéLei #DataBaseJá #Sintegonaluta