Comunicação

28 de October de 2014 | 08:30

Dia do Funcionário Público: Parabéns aos funcionários das escolas

Hoje, quando comemoramos o dia do funcionalismo público, queremos, de maneira especial, parabenizar os servidores que são o sustentáculo da educação pública em Goiás: os funcionários das escolas. Uma escola não pode alcançar o seu principal objetivo – uma educação de qualidade – sem a contribuição desses profissionais. Dessa forma, queremos enfatizar a importância da relação harmônica entre o administrativo e o pedagógico.  Para o Sintego não há trabalhadores coadjuvantes no processo educacional. Todos são de crucial importância. Todos pertencem à mesma categoria, com o desafio de educar. Por isso, temos lutado para que os profissionais da educação em Goiás, sem exceção, sejam reconhecidos na importância do seu trabalho.  

Porém, neste dia, também temos consciência de que nem tudo é comemoração, porque temos visto que nem sempre os nossos representantes políticos têm dado o devido reconhecimento a esses profissionais. É do conhecimento de todos que uma educação pública de qualidade só pode ser feita com a valorização de todos os funcionários de escola. Dessa forma, nós não podemos admitir que esses trabalhadores sejam prejudicados. Essa é a razão da luta do Sintego: a valorização dos trabalhadores de escola.

Nesse contexto, reafirmamos o compromisso de continuar a luta para reaver direitos perdidos, como a incorporação dos incentivos à formação para complementação do salário mínimo, como ocorreu com os funcionários das escolas da rede estadual de educação, sem abrir mão da luta pelo cumprimento da pauta de reivindicações há muito acordada, mas ainda não cumprida, que estabelece a revisão da tabela salarial para quem faz 30h e 40h; a adesão ao Profuncionário, que estimula a formação profissional para a construção da carreira; e a realização de concurso público para preenchimento de vagas, colocando fim na terceirização de serviços, via contratos temporários.

No âmbito dos municípios, continuaremos também a lutar pelo pagamento da data-base, conforme estabelece a legislação, e a implantação de Plano de Carreira, que garanta a esses trabalhadores o crescimento funcional, com o devido reconhecimento financeiro.

Neste dia, em especial, parabenizamos os trabalhadores que atuam na secretaria, na cozinha, na limpeza, na portaria das escolas e no apoio escolar pelo trabalho maravilhoso e imprescindível que desempenham com o objetivo de melhorar o processo educacional e colaborar para o crescimento intelectual e a formação de cidadãos preparados para os desafios da vida e do mundo.

Bia de Lima
Pedagoga especialista em Educação Brasileira
Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego)
Presidenta da CUT/GO

 




Imprimir