26 de April de 2016 | 14:41

Educadores aprovam Sintego Itinerante

Trabalhadores da Educação dos municípios de Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Orizona, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Vianópolis e Gameleira de Goiás aprovaram o projeto Sintego Itinerante, que começou hoje (26), pela Regional de Silvânia. O projeto se estenderá até o final de junho e visitará todas as Regionais Sindicais. Ainda esta semana, o Sintego Itinerante estará em Caldas Novas (quarta) Ipameri (quinta) e Catalão (sexta).

Durante Assembleia, realizada no período da manhã o Sintego informou sobre o pagamento do Piso Salarial, e as negociações com o Governo do Estado e os prefeitos para o cumprimento da Lei 11.738/08, que determina o reajuste em janeiro. Na Rede Estadual, segundo a Secretária Raquel Teixeira, será pago em maio.

Sobre a Data-base dos administrativos, a presidenta do Sintego, Bia de Lima, informou que está aguardando audiência já solicitada com o governo para cobrar o envio de projeto de lei para aprovação da Assembleia Legislativa. Bia informou ainda sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás, que obriga o Governo do Estado a pagar a recomposição salarial do ano passado, atendendo mandado de injunção impetrado pelo Sintego.

Outro assunto abordado e que foi muito questionado foi o atendimento prestado pelo Ipasgo. Algumas pessoas denunciaram a dificuldade em agendar atendimento e também a pressão para o usuário pagar “por fora”. “Não pague por fora, denuncie o profissional na Ouvidoria”, orientou Bia de Lima. Sobre a dificuldade no agendamento, Bia informou que para facilitar e solucionar o problema do tempo de espera, foi criado um sistema de consulta eletrônica e o próprio Instituto faz o agendamento para o usuário.

Os trabalhadores também reclamaram da dificuldade de encontrar atendimento em várias especialidades, nos diversos municípios da região e Bia de Lima, que é vice-presidenta do Conselho Deliberativo do Ipasgo se comprometeu a levar a reivindicação na próxima sessão do órgão.

Até o final da tarde, haverá atendimento jurídico, com orientações sobre aposentadoria, averbação de tempo de serviço, readaptados e Saúde Financeira e também recadastramento dos filiados.

Para Bia de Lima, o início do projeto Sintego Itinerante foi muito bom, reunindo representantes dos trabalhadores dos diversos municípios da Regional. “Iniciamos bem o Sintego Itinerante, que tem objetivo de aproximar os trabalhadores da Educação. A participação de todos que estiveram em Silvânia mostra que estamos no caminho certo de fortalecimento da nossa luta”, declarou.

O que disseram os trabalhadores

"O Sintego Itinerante é uma boa ideia para fortalecer a luta dos trabalhadores em Educação" - Vilma de Sousa Queiroz/Professora RM Orizona

"O Sintego Itinerante vai propiciar que conheçamos mais os nossos direitos" Luciene Maria de Souza/Professora da RM Vianópolis