27 de April de 2016 | 15:33

Educadores de Caldas Novas recebem o Sintego Itinerante

O Sintego Itinerante chegou, nesta quarta-feira (27), a Caldas Novas. Duas grandes questões marcaram a reunião com os trabalhadores: o desconto no contracheque para pagamento dos consignados e os contratos temporários.

Sobre os consignados, a presidenta Bia de Lima informou que já cobrou da Seduce e da Sefaz que o governo deposite o valor descontado dos trabalhadores e não repassado à Caixa Econômica Federal. Por conta disso, os servidores estão recebendo aviso de cobrança, com ameaça de ter o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito. O Sintego aguarda que o problema seja solucionado e caso seja necessário acionará judicialmente o Governo do Estado por apropriação indébita e perdas morais.

Em relação aos contratos temporários. Bia explicou que a luta do Sintego é por concurso público, que garante a carreira do magistério, entretanto, entende que, enquanto a seleção não é realizada, os contratos são necessários para que escolas não sejam fechadas. A presidenta lembrou o encontro que será realizado no dia 7 de maio, em Goiânia, para discutir a situação dos temporários, como o atraso no pagamento dos salários e a tabela salarial.

Outro assunto esclarecido foi o pagamento dos descontos no 13º e no 1/3 das férias, realizados pelo Ipasgo, durante os anos de 2005, 2006 e 2007. Em ação proposta pelo Sintego, a justiça mandou pagar. O Sintego vai contratar um escritório de contabilidade para fazer os cálculos e promover as ações de execução, priorizando os trabalhadores filiados ao sindicato.

Com relação a este assunto, Bia fez um alerta aos trabalhadores sobre advogados que têm ido às escolas oferecer assessoria para as ações de execução: “A ação é do Sintego e nós vamos fazer as execuções. Os filiados não precisam e não devem contratar advogados particulares para isso, porque já temos nosso jurídico cuidando do assunto”.

A assessoria jurídica do Sintego foi bastante procurada durante todo o dia para esclarecimentos diversos, como Saúde Financeira e averbação de tempo de serviço.

Amanhã (28), o Sintego Itinerante estará em Ipameri e na sexta-feira (29), em Catalão.