05 de May de 2016 | 14:59

Jataí recebe o Sintego Itinerante

O Sintego Itinerante desta quarta-feira (5) foi realizado em Jataí. No período da manhã, a presidenta Bia de Lima se reuniu com trabalhadores da Rede Municipal de Educação e à tarde, visitou escolas da Rede Estadual.

Sobre os municipais, o principal problema enfrentado é com relação ao corte de gratificações dos trabalhadores em licença, inclusive, maternidade e para tratamento de saúde. Várias denúncias neste sentido foram feitas e o Sintego já está agindo juridicamente para garantir os benefícios.

Outro assunto abordado foi a contrapartida que a prefeitura paga ao Ipasgo para os servidores credenciados ao Instituto. Pelo acordado, a prefeitura contribui somente com quem ganha até R$ 1.500, acima deste valor é por conta do servidor. A presidenta Bia de Lima disse que vai solicitar ao prefeito que a contrapartida municipal seja estendida a todos os usuários do Ipasgo, independente do salário.

Com relação ao Piso dos professores, o reajuste de 11,35% começou a ser pago em março, ficando o pagamento dos meses de janeiro e fevereiro para ser quitado no decorrer do ano, entretanto, a Câmara Municipal, em negociação com o Sintego, se ofereceu para devolver parte dos recursos repassados ao legislativo para quitar o retroativo. A prefeitura ainda não respondeu à proposta da Câmara.

Nas visitas às escolas da Rede Estadual, o Sintego esclareceu sobre o pagamento do Piso, da data-base dos administrativos, o pagamento dos descontos indevidos do Ipasgo, e convidou os trabalhadores de contrato temporário para a reunião que será realizada no próximo sábado, dia 7, em Goiânia, para tratar dos salários atrasados e da tabela salarial, que está sem reajuste desde 2011.

O que disseram os trabalhadores

“O Sintego Itinerante é um projeto importante para unir a categoria na luta pelos nossos direitos” – Rommel Gomes de Lima Martins/Professor da RM Jataí

“Toda categoria precisa de um sindicato, porque, infelizmente, os governantes não respeitam nossos direitos. Sozinhos nós não damos conta” – Maria de Lourdes/Professora da RM Jatai

“A filiação sindical é o único mecanismo que dispomos para lutar contra os desmandos e garantir nossos direitos” – Samuel Fernandes de Trindade/Professor da RM Jataí