07 de July de 2016 | 16:09

Sintego participa do 10º Encontro Nacional de Aposentados

A direção do Sintego participa do 10º Encontro Nacional de Aposentados, promovido pela CNTE em Natal (RN). O evento teve início nesta quarta-feira (6) e segue até o dia 8 de julho.

Margareth Barreto, secretária dos Aposentados do Sintego, ressalta que o tema do encontro, ”Saúde no envelhecimento: prevenção e promoção”, remete à necessidade de valorização permanente dos direitos dos aposentados. “As propostas de revisões na aposentadoria e o congelamento dos salários dos servidores públicos, feitas pelo governo interino de Michel Temer, significam perda de renda para os que estão em pleno trabalho e para os que já aposentaram, e isso não podemos permitir. Outra perda para aposentados que não devemos esquecer e continuar lutando é a incorporação da titularidade dos professores da Rede Estadual de Goiás. Uma verdadeira afronta aos direitos adquiridos dos aposentados. Por isso estamos aqui. Para formação, com o objetivo de nos fortalecer para o embate que não termina com a aposentadoria”.

Inguilêza Pires, professora aposentada e tesoureira-geral do Sintego, diz que não é justo que os aposentados percam qualidade de vida. “Dinheiro de aposentadoria não é só para pagar remédio e médico, é para pessoa ter qualidade de vida. Por isso parabenizo a CNTE por fazer este encontro que mostra a importância da mobilização dos aposentados, que devem atuar junto com os atuais trabalhadores para impedir retrocessos aos direitos de todos educadores, independentemente se aposentados ou não”, frisa.

Iêda Leal, vice-presidente do Sintego, também participa do evento como representante da CNTE e destaca a importância do encontro: “São pessoas com 25 ou 30 anos de carreira, que conhecem a Educação e devem ser valorizadas pela CNTE e pelos sindicatos, pois são pessoas que sabem fazer a luta pela educação pública”, afirma.

A delegação de Goiás também é composta por Luiza Valério, presidenta da Regional Sindical de Goiás, e por Erly Alves, tesoureira-geral da Regional Sindical de Anápolis.