11 de July de 2016 | 17:56

Sintego participa de debate feminista no Sinpro-DF

As diretoras do Sitnego Marta Cruz, Elza Santana, Ana Luíza e Daniela Araújo participaram em Brasília da reunião do Coletivo de Mulheres Educadoras promovido pelo Sinpro-DF. Na oportunidade foi realizado o debate feminista: “Uma sobe e puxa a outra!” e o segundo lançamento da terceira edição da revista Sinpro Mulher.

Entre os debates realizados, destaque para a palestra “Educação, democracia e igualdade de gênero”, feita pela vice-presidenta nacional da CUT Carmen Foro; e também o debate: “Mulheres nos espaços de poder e no enfrentamento do golpe, com a deputada federal Erika Kokay.

O Sintego apresentou o trabalho realizado pela secretaria das Mulheres do Sintego e falou sobre a luta do sindicato contra a proposta do governo de Goiás de implantar as OS na rede estadual de ensino. As diretoras contaram que o Sintego tem buscado o apoio da sociedade civil organizada na batalha contra as OS.

Marta Cruz e Elza Santana comentaram o apoio da OAB-GO e do MP-GO aos professores, após debates com a participação de membros destas entidades, onde ficou demonstrado que as OS representam a privatização do ensino e o fim da carreira de professores e de servidores administrativos.

Daniela Araújo comentou a participação de estudantes na luta pelas OS e denunciou as ações misóginas contra as mulheres que ocupam cargos de poder. Ela salienta que o golpe contra a presidenta Dilma Roussef deixou claro a falta respeito por parte da Câmara dos Deputados, principalmente através da bancada evangélica, que tem trabalhado para diminuir o papel da mulher na sociedade. “Os ataques que a presidenta Dilma sofreu na votação do impeachment mostraram o machismo desta bancada conservadora, que também se reflete por pessoas ligadas a este pensamento retrógrado, que destilam ódio contra as mulheres nas redes sociais”, critica.

• Galeria de fotos - Sintego participa de debate feminista no Sinpro-DF
Debate Feminista Sinpro-DF