25 de July de 2016 | 16:53

CUT faz debate sobre comunicação nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 26/07, estará presente em Goiânia Roni Barbosa,  Secretário Nacional de Comunicação da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Ele coordena a partir das 14 horas, na sede da CUT-Goiás, na Rua 70, no centro, uma roda de conversa com sindicalistas goianos. O Sintego se fará presente na reunião, através da Secretária de Comunicação Edineia Pereira.

Roni Barbosa afirma que um dos desafios para a central é fortalecer a  Rede de Comunicação CUTista – formada pelas secretarias de comunicação das representações estaduais da CUT. Esta foi inclusive uma das definições do Plano Nacional de Comunicação da entidade.

De acordo com Roni Barbosa,  é imprescindível o enfrentamento do movimento sindical aos setores golpistas da mídia brasileira. A última pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo com graves distorções no resultado, não deixa margem de dúvida de que jornais e canais de televisão conservadoras são responsáveis pelo golpe que está em curso. “Por isto é preciso fortalecer nossas alternativas de comunicação e trabalhar em rede”, defende

Durante o 9º Encontro Nacional de Comunicação da CUT (Enacom), realizando em São Paulo (SP) entre os últimos dias 28 e 30 de junho, Laura Capriglione, da Rede de Jornalistas Livres, afirmou que o Brasil possui a imprensa independente mais poderosa do mundo e pontuou que é possível fazer a contra-narrativa do que é pautado pela imprensa golpista. “Mas precisamos articular o discurso”, alertou. Já Renato Rovai, jornalista, doutorando em Comunicação, professor da Faculdade Cásper Líbero, editor da Revista Fórum, midialivrista e blogueiro, recomendou que os sindicatos façam uma pesquisa sobre os hábitos de comunicação das suas categorias. “Estudar o público para o qual a gente fala é entendê-lo melhor”.

(Com informações da CUT-GO)