22 de August de 2016 | 19:16

Governador recebe Sintego, SindSaúde e SindiAgri

A presidenta do Sintego, Bia de Lima, participou nesta segunda-feira, 22/08, de reuniões com presidentes de sindicatos e autoridades do Estado: pela manhã com o secretário do Planejamento, à tarde, com o governador.

Na período matutino, os presidentes de sindicatos ligados ao Forum das Entidades em Defesa dos Servidores Públicos foram recebidos pelo secretário de Planejamento, Joaquim Mesquita. Bia, juntamente com os demais dirigentes sindicais, insistiram junto a Mesquita para que o governo faça o pagamento da Data Base.

À tarde, Bia  foi recebida em audiência com o governador Marconi Perillo, juntamente com  os presidentes do SindiAgri, Joevano Bortollote e do SindSaúde, Flaviana Mello.

O encontro foi agendado pelo presidente da Assembléia Legislativa, Hélio de Sousa, que acompanhou os dirigentes sindicais e intercedeu em favor dos servidores.

Na oportunidade, Bia de Lima solicitou ao governador que modifique o projeto enviado à Assembléia Legislativa que prevê  pagamento do reajuste de 11,36% do Piso  para PI e PII e Quadro Transitório do Magistério a partir de agosto e o parcelamento do  retroativo a janeiro  em até sete vezes à partir do próximo mês. “Pedimos ao governador que mude o projeto, para que seja pago o Piso também aos professores PIII e PIV, beneficiando toda a categoria”, ressalta.

Bia também solicitou  o pagamento da Data Base a todos os servidores públicos, em especial aos administrativos da Educação, e argumentou com o governador a necessidade de mudança urgente na lei para que seja proporcionado reajuste para os contratos temporários da Educação, que estão com os salários congelados desde 2011.

“Pedimos ao governador que seja feita justiça aos professores que se qualificaram, para que sejam beneficiados com o reajuste do Piso e o pagamento do retroativo, e da mesma maneira, pedimos que o governo seja sensível aos servidores administrativos e aos contratos temporários, cujos salários são baixíssimos e não podem ser penalizados, num momento em que a inflação volta a subir, corroendo os salários dos trabalhadores”, resume.

O governador ouviu as reivindicações apresentadas pelos demais dirigentes sindicais e pediu que o secretário de Planejamento providencie o impacto financeiro relativo a estas reivindicações, para nos próximos dias apresentar uma posição.

O diálogo continua.