Notícias

23 de August de 2016 | 19:20

Sintego conversa com deputados para que toda categoria receba reajuste do Piso

A direção central do Sintego, juntamente com dirigentes das Regionais, compareceram em peso na tarde desta terça-feira, 23/08, na Assembléia Legislativa para sensibilizar os deputados estaduais a alterar o projeto enviado pelo governo que prevê  pagamento do reajuste de 11,36% do Piso apenas para  professores PI e PII e Quadro Transitório do Magistério a partir de agosto, com parcelamento do  retroativo a janeiro  em até sete vezes à partir do próximo mês.

A presidenta do Sintego, Bia de Lima pediu aos deputados que, além da mudança na Lei do Piso, que seja feito o envio de matéria que contemple com a Data Base os servidores administrativos da Educação e demais servidores públicos. Outra reivindicação feita por Bia é que os deputados trabalhem para que seja alterada a Lei de 2011 que fixou os salários dos contratos temporários, uma vez que estes vencimentos continuam congelados no mesmo valor até hoje, ou seja, cinco anos sem aumento ou reposição das perdas da inflação.

Negociação

Na última segunda feira, a presidenta do Sintego, Bia de Lima, foi recebida, juntamente com outros dirigentes sindicais numa audiência com o governador Marconi Perillo, onde solicitou ao governador que mude o projeto, para que seja pago o Piso também aos professores PIII e PIV, beneficiando toda a categoria.

Bia e a vice-presidenta do Sintego, Iêda Leal, conversaram com a presidenta da Comissão de Educação na Assembléia, Eliane Pinheiro, posicionando a deputada sobre a conversa feita com o governador. Eliane se comprometeu a conversar com o líder do governo, o deputado José Vitti, no sentido de adiar a votação do projeto até que o governador se manifeste sobre o pedido de modificação da matéria feito pelo Sintego.

Também foram abordados pessoalmente pela presidenta os deputados estaduais Marlúcio Pereira, Henrique Arantes, Charles Bento, Adriana Accorsi, Diego Sorgatto, Major Araújo e Francisco Júnior. Presidenta da Regional de Posse/Alvorada, Cleunice Araújo, coordenou conversa dos dirigentes da regional com o deputado estadual Iso Moreira, que foi eleito com votos dos municípios do Nordeste Goiano.

Os demais deputados foram contatados pelos dirigentes do Sintego em seus gabinetes e na saída do plenário.

Reivindicação
A todos deputados foi entregue um ofício do Sintego esclarecendo que além do pagamento do Piso a toda categoria (PI, PII, PII e PIV), os trabalhadores da Educação também reivindicam o pagamento da Data Base para todos os servidores públicos, em especial aos administrativos da Educação. Outra reivindicação é que seja feita mudança urgente na lei para aja reajuste para os contratos temporários da Educação, que estão com os salários congelados desde 2011.

Durante a tarde, também foi realizada plenária com os dirigentes e filiados no auditório Costa Lima da Assembéia Legislativa: