Notícias

24 de February de 2017 | 09:02

Secretário de Educação de Goiânia confirma chamamento de 600 aprovados no Concurso

Cerca de 600 aprovados no último concurso público da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Goiânia serão chamados nos próximos dias. A afirmação foi feita à diretoria do Sintego, pelo secretário da pasta, Marcelo da Costa, durante reunião realizada na SME, na manhã desta quinta-feira (23).

O chamamento dos aprovados é uma reivindicação do Sintego, desde que o secretário assumiu a pasta.

“Na última reunião, o Secretário afirmou que sua equipe estava elaborando um cronograma de convocação dos aprovados. Felizmente tivemos a notícia que nos próximos dias cerca de 600 aprovados serão chamados para tomarem posse. Ainda de acordo com o secretário novos aprovados serão chamados obedecendo a classificação e a disponibilidade de vagas na rede municipal. Esta é uma vitória que deve ser comemorada”, ressaltou a presidenta do Sintego Bia de Lima.

A direção do Sintego cobrou explicações quanto à carência de profissionais nos Centros Municipais de Educação Infantil. Segundo a diretora do Sintego Daniella da Silva Araújo, muitos CMEI’s estão com déficit grande de funcionários o que provoca a sobrecarga de trabalho de outros profissionais.

“Temos recebido muitas reclamações por parte da direção dos CMEI’s sobre a déficit de profissionais, principalmente na área de apoio. Em alguns locais chega a mais de 10 o déficit de servidores, o que está provocando um acúmulo de funções e consequentemente a cobrança dos pais que querem a permanência de uma equipe completa”, destacou.

O Secretário afirmou que tem conhecimento da situação em que se encontram os CMEI’s e que está buscando uma alternativa para solucionar o problema.

Regência dos coordenadores

Diferentemente da informação que está circulando, de forma não oficial na rede, o secretário afirma que não há nenhuma discussão sobre a retirada da gratificação de regência.

“A gratificação de regência será mantida. Trata-se de um boato que acabou chegando até a secretária, no entanto não há nenhuma discussão com relação a retirada da gratificação”, destacou.

 

Piso e Data-base

Questionado sobre o pagamento do Piso de 2017, o Secretário afirmou que a folha ainda não foi encaminhada pela SEMAD e que está buscando esforços no sentido de cumprir a Lei 11.738, aplicando o índice de 7.64%, anunciado pelo MEC. O Sintego também entregou ao secretário a Lei que determina o pagamento da Data-base dos Administrativos também no mês de janeiro. De acordo com  Marcelo da Costa a SEMADE já está elaborando um levantamento para apresentar a SME com um cronograma para pagamento. Ele acrescentou que está fazendo o possível para que seja realizado o pagamento o quanto antes, respeitando o que determina a lei.

Licença Prêmio

Quanto à licença-prêmio para os profissionais que estão prestes a aposentar e que tiveram de retornar ao trabalho no início do ano, o Secretário afirmou que o prefeito Iris Rezende já autorizou o afastamento destes profissionais. Os demais servidores que tiverem direito ao benefício, mas que não são em circunstância de aposentadoria, serão observados caso a caso.

Assembleia

O Sintego convocou Assembleia Geral para o próximo dia 10 de março as 9h da manhã na Câmara de Goiânia. A direção central reforça a necessidade da participação de todos os servidores da educação do município.