Notícias

24 de March de 2017 | 15:32

Em Assembleia, educadores da Rede Estadual decidem continuar em Greve

Após mais uma assembleia dos(as) educadores(as) da rede estadual de ensino, realizada na manhã desta sexta-feira (24), os professores(as) e administrativos(as) decidiram permanecer em greve buscando avançar na proposta do governo.

Entre outras reivindicações, o Sintego cobra do governo de Goiás o pagamento do Piso dos professores, um novo Plano de Carreira para os administrativos, concurso público, reajuste para os temporários e resolução para Quadro Transitório do Magistério. Os educadores também pedem a retirada ao Pacote de Maldades do Governo do Estado: a PEC 3458, que tramita na Assembleia Legislativa com proposta de congelar por dez anos salários, progressões, quinquênios, licenças-prêmio, concursos, etc. Os trabalhadores também são contra a Reforma da Previdência (PEC-287), proposta pelo governo Michel Temer.

Proposta do governo

Em audiência no início da manhã desta sexta-feira (24), o Sintego foi recebido pela secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira, e sua equipe para tratar dos pontos da pauta que foram apresentados na reunião de terça-feira (21).

De acordo com a secretária Raquel Teixeira, o Governo vai realizar concurso público para mil vagas (900 para professores e 100 para administrativos). Ela ressaltou que o certame está em fase de definição da instituição que vai elaborar as provas, e no prazo de 40 a 60 dias será lançado edital.

A equipe do governo também disse que o Quadro Transitório do Magistério (QTM) finalmente terá uma solução, mas também não foi informado detalhes sobre o prazo. Outro ponto apresentado pela Secretária é o reajuste dos contratos temporários. Raquel Teixeira destacou que o Governo vai dar reajuste de 50% a estes profissionais.

Não foi contemplado na proposta do Governo o pagamento do Piso dos Professores e Plano de Carreira com nova tabela para os administrativos, por causa do levantamento financeiro ainda não ter ficado pronto. Segundo a Secretária está sendo elaborada uma planilha a ser apresentada na próxima semana, que vai determinar o impacto do reajuste a estas categorias, e só então será definido um percentual de aumento.

A presidenta do Sintego Bia de Lima reagiu à falta de proposta do Governo que resolvesse a questão do reajuste do Piso e o Plano de Carreira com nova tabela para os administrativos.

“Estes profissionais não podem pagar o preço de outras categorias que ganham altos salários. Nossa defesa é para que exista uma carreira, você não dá aumento para um nível e não dá para outros. Quem estudou está sendo punido. Investiu e não tem retorno. Estamos chegando a uma situação que está virando uma bola de neve. É preciso ter um olhar diferenciado para estes profissionais”, cobrou.  

Encaminhamentos da Assembleia

Durante a Assembleia foram definidos os seguintes encaminhamentos:

·         Continuar em vigília na Assembleia Legislativa de terça-feira a quinta-feira, dialogando com os deputados, através da comissão composta de 4 a 5 representantes de cada regional e da central;

·         Fortalecer o Comando de Greve em Goiânia e nas regionais, fazendo visitas às escolas e ampliando a greve;

·         Audiência com o Governador buscando sensibilizar para retirar o Pacote de Maldades da pauta da Assembleia;

·         Nova Assembleia a ser realizada no dia 31 de março, às 9h em frente à Assembleia Legislativa, juntamente com a movimentação do Dia Nacional da Mobilização contra a Reforma da Previdência;

Durante toda a semana continuar buscando as negociações para apresentar na sexta-feira (31), durante a Assembleia.

  • Galeria de fotos - Em Assembleia, educadores da Rede Estadual decidem continuar em Greve
1/15
Luiza Aparecida, presidenta da Regional do Sintego na Cidade de Goiás
2/15
Diolina, servidora Administrativa
3/15
Renildes Aparecida, presidenta da Regional do Sintego em Silvânia
4/15
Omar Roni, secretário de Organização do Interior
5/15
Marta Marcelino, diretora do Sintego Central
6/15
Arquidones Bites, Secretário-Geral do Sintego Central
7/15
Cleunice Araujo, presidenta da Regional do Sintego de Posse/Alvorada
8/15
Maria Moura, presidenta da Regional do Sintego em Catalão
9/15
Silvano, vereador do entorno de Luziânia veio a Assembleia da Rede Estadual para mostrar apoio a Greve
10/15
Gilmar Francisco, presidente da Regional do Sintego de Planaltina de Goiás
11/15
Marlene Raimunda, presidenta da Regional do Sintego de Trindade
12/15
Lucieny Alves, presidenta da Regional do Sintego de Piracanjuba
13/15
Cláudia de Sousa, presidenta da Regional do Sintego em Luziânia/Valparaíso
14/15
Luiza Aparecida, presidenta da Regional do Sintego na Cidade de Goiás
15/15