31 de May de 2017 | 11:09

Eleições do Sintego começam com a entrega de urnas na sede central

Na manhã desta quarta-feira, 31 de maio, a Comissão Eleitoral Central das eleições para o Sintego fez a entrega das urnas para as equipes que irão acompanhar o pleito nas unidades de votação distribuídas na grande Goiânia. As urnas das regionais sindicais já foram entregues esta semana.

Ao todo são 900 urnas distribuídas nas unidades de educação e regionais. Para votar o trabalhador em Educação deverá apresentar documento oficial de identificação com foto. Estar em dia com suas obrigações sindicais, e ser sindicalizado até a data de 1º de abril de 2017.

Cada trabalhador da Educação só poderá votar uma única vez, mesmo que trabalhe e consigne a sua contribuição sindical em mais de uma rede de atuação.

Hoje os representantes das duas chapas que concorrem às eleições e suas equipes acompanharam o trabalho da Comissão Eleitoral Central na entrega das urnas.

Cada rota recebeu sua urna devidamente identificada, com as rotas, cédulas para votação e também os materiais necessários para o voto em separado.

Voto em separado
Nos dias das eleições caso o trabalhador não tenha seu nome na listagem de votantes será possível o voto em separado. Esta modalidade é assegurada no estatuto das eleições. A presidente da Comissão Eleitoral Central, Estela Mares Stival, reforça que o sigilo do voto em separado é garantido. “Toda estrutura das eleições garante a segurança do voto. Aquele que o fizer em separado também terá seu sigilo do voto preservado”, assegura.

O trabalhador deverá apresentar à mesa coletora documento oficial com foto, o contracheque do mês de abril/maio/2017, comprovando a consignação e assim poderá votar em separado.

Cada rota tem uma equipe composta por um presidente, um mesário e os fiscais de cada chapa. “O objetivo é possibilitar a maior transparência, possibilitando que as duas chapas tenham representantes que irão acompanhar todos os dias o processo eleitora”, informa Estela Mares Stival, presidente da Comissão Eleitoral Central.

Ao todo são 36 veículos que estão à disposição das equipes para realizar as rotas nas unidades de ensino com as urnas itinerantes quer irão percorrer as unidades nos três turnos até as 21 horas dos três dias de votação. A eleição tem início hoje, 31 de maio, e prossegue até dia 2 de junho. A apuração dos votos será no dia 3 de junho.