20 de November de 2017 | 15:06

Sintego reúne estudantes e parceiros em mais um Abraço Negro, em Goiânia

Centenas de estudantes de escolas públicas, professores e entidades parceiras, deram um grande abraço coletivo ao redor da Praça Tamandaré, em Goiânia, na manhã desta segunda-feira (20) – Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares. O Abraço Negro foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás – Sintego que ao longo do ano promove várias atividades para combater o racismo e reafirma o compromisso do Sindicato na luta contra todo tipo de discriminação.

De acordo com a organização do Ato, cerca de 30 escolas e parceiros estiveram participando da 17ª edição do Abraço Negro, que contou também com apresentações culturais realizadas pelos alunos das escolas das redes municipal e estadual.

“Ao longo dos anos a adesão de escolas e novos parceiros vem aumentando significativamente. É um grande reconhecimento do trabalho que vem se estendendo desde os primeiros meses de 2017 e que culminam neste grande ato coletivo contra toda e qualquer discriminação”, afirmou Roseane Ramos, secretária de Igualdade Racial do Sintego.

Para Iêda Leal, tesoureira-geral do Sintego e secretária de Combate ao Racismo da CNTE, o projeto tem ganhado força com a participação de novas escolas e instituições ligadas a luta racial.

“Somos fortes porque temos grandes parceiros a cada ano que passa. Este ano trabalhamos o tema “UBUNTU – Eu sou porque nós somos”, para reafirmar nosso compromisso de sempre lutar por espaços, por reconhecimento e por garantias a todos e a todas. O Sintego encabeçou esta luta em 2000 e desde então, temos fortalecido ainda mais esta luta”, afirmou.

“A união de todos, neste abraço simbólico, é o reflexo da responsabilidade do Sintego em trabalhar esta temática, dentro e fora das escolas. É um compromisso, enquanto Sindicato de luta, de combater o preconceito e a discriminação, além de garantir as mesmas condições de respeito e direitos para todos(as)”, destacou Bia de Lima, presidenta do Sintego.

Além do Abraço Negro, em Goiânia, outras ações pedagógicas como palestras, oficinas e atividades culturais, serão realizadas até o final do ano, pelo Sintego, em várias cidades do interior de Goiás.