28 de November de 2017 | 16:31

Sintego realiza protesto na Câmara de Jataí e cobra revogação da Lei que cria a “Escola Sem Partido”, no município

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás – Sintego, estudantes e professores da UFG, UEG e do IFG, realizaram manifestação, na tarde desta terça-feira (28), contra a Lei º3.955/2017, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito que cria a “Escola Sem Partido”, no município de Jataí.

Os manifestantes, acompanhados pela direção do Sintego, ocuparam o plenário da Casa, para cobrar a revogação da Lei, que compromete o ensino dentro da sala de aula e provoca atrasos no ensino público.

De acordo com a presidenta do Sintego, Bia de Lima, o modelo de educação que está sendo proposto pela Lei, tem o propósito de diminuir o papel do professor dentro da sala de aula.

“É um projeto que fere a liberdade de ensino, a autonomia do professor, as discussões políticas e críticas. Ele amordaça e impede o professor de ensinar, principalmente a cidadania para as crianças. Infelizmente os parlamentares não tem ideia do quanto esta Lei vai prejudicar as escolas. Eles querem controlar tudo que será ministrado e discutido dentro da sala de aula, principalmente no que diz respeito a atuação dos professores. Querem é eliminar das escolas a possibilidade de uma educação libertadora, que amplie a capacidade de discernimento de alunos e professores sobre os reais problemas de nosso país”, afirmou Bia de Lima.

Para Bia de Lima “esta Lei é um grande atraso no ensino. É um equívoco grande e absurdo. Querem amordaçar os professores, tirando espaço para as discussões contraditórias e para o senso crítico. O Sintego não vai permitir tamanho absurdo na educação deste município”, finalizou.

Já a presidente da regional do Sintego em Jataí Rosa Helena Lemes, criticou a forma com que os vereadores aprovaram a Lei e a prefeitura, por ter sancionado o Projeto.

“Nenhuma representatividade da educação foi chamada para discutir esta Lei. Eles simplesmente copiaram um Projeto que já havia sido rejeitado em outro estado e quiseram implantar em nosso município. A maioria dos parlamentares que conversamos, se quer, sabiam no que votaram e não tinham nenhum conhecimento técnico ou informações verídicas sobre os impactos que a medida trará para a educação em Jataí.

Durante a manifestação o Sintego visitou e conversou com diversos vereadores presentes na Câmara, para esclarecer os problemas que a Lei trará para o município. Foi entregue uma carta de repúdio assinada pelos Sintego e entidades participantes da Conape em Jataí, para cobrar a revogação da Lei.

“...repúdio e indignação ao Poder Legislativo e Executivo de Jataí, por aprovar e sancionar a presente Lei em total arbitrariedade e autoritarismo, visto que além de não ouvir os profissionais da educação, bem como os segmentos interessados e a sociedade acerca do assunto, desrespeita a Legislação Educacional em total desconhecimento da matéria e do caráter pedagógico e sociológico da Educação”, consta na nota de repúdio.

Sintego busca sensibilizar legislativo e prefeitura para revogação da Lei

O prefeito de Jataí Vinícius Luz, se comprometeu a conversar com o Sintego para discutir uma possível revogação da Lei. Ele informou estar em Brasília, mas vai agendar uma reunião com os representantes do Sindicato para tratar da polêmica Lei.

O Sintego vai continuar sensibilizando e cobrando dos vereadores e do prefeito uma posição definitiva que revogue a Lei n.º3.955/2017.