08 de December de 2017 | 14:01

Bia de Lima toma posse no Conselho Estadual de Educação de Goiás

Nesta sexta-feira (08), a presidenta do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação de Goiás- Sintego, Bia de Lima, foi empossada no Conselho Estadual de Educação, a nova conselheira assume lugar antes ocupados pelo Superintendente da Seduce, Ralph Rangel.

No ato da posse, Bia afirmou ser um espaço ímpar para aprender e defender a Educação Pública de qualidade social, agradeceu a confiança e receptividade e se comprometeu a fortalecer o CCE, no assessoramento da construção das políticas públicas na área da educação estadual.

“O Conselho Estadual de Educação tem um papel importante, além de ser responsável pelo controle social, no que diz respeito a educação pública estadual, é um espaço democrático onde são discutidos os rumos que queremos para termos uma educação pública de qualidade, plural e com mais investimentos. O papel de cada conselheiro(a), é fundamental para que avancemos neste processo e construímos, juntos, uma educação forte em nosso estado. Contem comigo, com a contribuição que o Sintego sempre dispõe para o diálogo e o fortalecimento educacional”, pontuou.

Com a posse da nova conselheira, o Sintego terá, agora, duas representantes no Conselho Estadual de Educação. A outra vaga é ocupada pela tesoureira-geral, Iêda Leal.

Atribuições

O CEE é composto pelas Câmaras de Educação Profissional, de Educação Básica, de Legislação e Normas, e de Educação Superior. Nele tramitam todos os processos de interesse das escolas da rede pública de ensino estadual, dos municípios que não têm sistema próprio e de todas as escolas particulares. O Conselho credencia e recredencia as unidades escolares, autoriza o funcionamento e pode suspender ou cassar o funcionamento de instituições irregulares. A educação infantil, por ser atribuição municipal, só é autorizada pelo CEE quando não há Conselho Municipal de Educação no município.