Notícias

15 de January de 2018 | 11:44

SINTEGO trabalha para garantir melhores condições de trabalho para ano letivo de 2018

Na rede pública de Goiânia faltam vagas e professores

O ano letivo de 2018 começou com problemas para a Rede Municipal de Educação em Goiânia. O principal  motivo é a falta de vagas nas escolas e CMEIs da capital. O SINTEGO constatou, e alerta, que o déficit de vagas é grave no município  de Goiânia. O número de vagas oferecidas é insuficiente para atender a demanda. Por isso, muitas crianças e jovens ficarão fora dos CMEIs e Escolas.  Neste sentido, o SINTEGO se coloca à frente das discussões desta questão, para que o Plano Municipal de Educação (Lei nº 9.606/15 )  seja cumprido.

A recente mudança no site da SME – Secretaria Municipal de Educação -  de Goiânia, para a realização das matrículas nos CMEIs, tem causando transtorno aos pais e/ou responsáveis pelas crianças em idade de Educação Infantil que precisam de vagas nas unidades. O diretor Napoleão da Costa, afirma que o novo sistema de matrícula dificultou o acesso ao site e a realização das mesmas.

DEFÍCIT DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

A falta de professores e administrativos nos CMEIs e Escolas, tem causado problemas para os diretores das unidades educacionais e para a população. “O déficit de vagas na rede municipal é gravíssimo, pois não podemos deixar as crianças e jovens fora da escola. Os profissionais foram modulados para seus postos, os concursados estão sendo chamados, os contratos temporários deverão ser mantidos, mas ainda há falta de profissionais da educação para garantir o atendimento a todos”, afirma o diretor do SINTEGO, Napoleão da Costa. O SINTEGO tem cobrado junto à SME, providências para solucionar este problema e foi informado que a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, já convocou 80% dos concursados, fez a modulação dos respectivos professores e irá convocar todos os demais concursados até o mês de abril de 2018.  

A maioria dos diretores eleitos no final de 2017, assumiram seus cargos. “O processo eleitoral de escolhas dos diretores, foi democrático e representa  mais uma conquista do nosso sindicato. No entanto  a SME da capital coloca obstáculos para a situação de trabalhadores que tenham dois contatos para que possam assumir seus cargos, legitimamente escolhidos. Os trabalhadores nessa situação, devem procurar o SINTEGO, para garantir sua posse no cargo de diretor”. Observa Napoleão da Costa. 

REAJUSTE DO PISO SALARIAL/2018

O índice divulgado pelo MEC, para reajuste do Piso Salarial dos professores em 2018 é de 6,81%, e deve ser aplicado no mês de janeiro para todos os professores da Rede Municipal de Goiânia. O SINTEGO irá discutir esse assunto na sua primeira reunião de direção, ainda neste mês de janeiro, para garantir o cumprimento da Lei do Piso.