Notícias

19 de January de 2018 | 09:06

Servidores da educação de Flores de Goiás realizam Assembleia, nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 19, o SINTEGO – Regional Formosa, convoca os trabalhadores da Educação municipal de Flores de Goiás para a Assembleia a partir das 10h na Câmara Municipal. A Assembleia contará com participação de representantes da prefeitura, legislativo, sindicato e categoria e tem como pauta: o pagamento do salário de dezembro de 2017, terço de férias de 2017 e aplicação do Piso salarial de 2018.

Segundo a tesoureira do SINTEGO – Regional Formosa, Kátia Viviane, “a categoria está toda empenhada em entrar em greve caso o terço de férias e o salário de dezembro não sejam pagos”.

A tesoureira afirma ainda que a prefeitura chega ao absurdo de alegar não ter recursos para realizar o pagamento do salário dos trabalhadores. Kátia revelou também que foi informada pela prefeitura de que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB – referente ao atual mês de janeiro deve ser utilizado para o pagamento do salário de dezembro dos trabalhadores em Educação da cidade. “O pagamento sempre ficará atrasado um mês para repor o déficit do mês anterior. E a decisão sobre uma eventual greve está nas mãos da própria categoria”, pontuou.

Luta por melhorias

A tesoureira recorda que apesar dos servidores de Educação de Goiás receberem o piso da categoria, os benefícios do plano de carreira e titularidade foram retirados, usurpando um direito dos trabalhadores garantido por lei, que inclusive estão sendo discutidos na Justiça em dezenas de ações.

Kátia lembra que o direito ao plano de cargo e vencimento havia sido conquistado em 2016 após uma luta incansável ao longo de oito. Uma conquista que logo foi revogada após a posse do atual prefeito.

Kátia Viviane ressalta que o Executivo acena com a possibilidade do pagamento na próxima segunda-feira, 22, entretanto, os trabalhadores não estão dispostos a aceitar migalhas, e o risco de greve é iminente, completa a tesoureira.