Notícias

23 de April de 2018 | 09:17

Professores(as) também terão direito a vacina contra a gripe: SINTEGO cobrou inclusão dos administrativos na campanha deste ano

Professores das redes pública e privada receberão de graça a imunização contra a gripe, por meio da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, em todo o Brasil, no período de 23/04 a 1º/06.

A Influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma doença febril, aguda e geralmente benigna. De acordo com o MS, os principais sintomas são: febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Além dos professores, podem se vacinar: idosos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 5 anos; gestantes; mulheres na fase pós-parto, até 45 dias; indígenas; trabalhadores da saúde, entre outros.

A meta do MS é imunizar no mínimo 80% do público alvo. Serão distribuídas mais de 54 milhões de doses. De acordo com o calendário de vacinação disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, os professores(as) podem se vacinar entre os dias 30/04 a 11/05. Já o Dia “D” da campanha está marcado para 12 de maio.

O SINTEGO cobrou durante a última reunião realizada na SEDUCE, que os servidores administrativos da Educação, também fossem incluídos no grupo que receberá a vacina gratuitamente pelo SUS. De acordo com o secretário Estadual de Educação, Cultura e Esporte, Marcos das Neves, será buscado, junto a Secretaria de Saúde a inclusão destes profissionais.

“O SINTEGO entende que tanto os professores como administrativos tem o mesmo direito a vacinação. Diante disto, estamos cobrando da SEDUCE que a vacinação também seja disponibilizada aos servidores administrativos”, afirmou a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima.