Notícias

16 de May de 2018 | 18:07

Aprovada a Eleição para Diretores nas Escolas Estaduais

Foi aprovado hoje, 16, em votação definitiva, o Projeto de Lei que trata da Gestão Democrática nas escolas que trata das Eleições dos Diretores nas Escolas da Rede Estadual. A data definida em que deverá ocorrer as eleições é 26 de junho e não contempla eleições nas Escolas Militares, Conveniadas e nos Centros de Atendimentos Educacionais Especiais - CAEE, Indígenas e Quilombolas, todas as demais escolas estaduais estarão escolhendo o seu gestor, antes do período das férias escolares.

“E nós queremos que tenha muita participação. Queremos que a eleição tenha quórum, participação da sociedade. Queremos que os servidores se apresentem como candidato para que possa ter disputa eleitoral salutar, dentro do processo democrático. Queremos que aqueles que já fizeram seu projeto político pedagógico se candidate e se comprometam em serem melhores gestores”, afirmou a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima.

Agora, o projeto deve ser encaminhado para a sanção do governador. Daí, deve ser formada uma comissão eleitoral em que o SINTEGO se fará representar para garantir a lisura no processo eleitoral.

Nesta eleição de diretor, que vai ocorrer no dia 26 de junho, o candidato não terá que fazer curso antes da eleição. Será permitido até 3º mandato para diretor e o mandato será de 3 anos. Estão aptos a votar os servidores concursados que trabalham nas escolas (quórum mínimo de 50%), os alunos a partir de 12 anos (quórum mínimo de 50%) e pais de alunos matriculados (quórum mínimo de 20%).

O SINTEGO orienta que aqueles que queiram ser candidatos, que já converse com a comunidade escolar e que comece a construir seu projeto político pedagógico.  

Arquivos para Download
Projeto de Lei