08 de June de 2018 | 17:00

Regional SINTEGO de Silvânia realiza Curso de Formação Sindical

A Regional de Silvânia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO Regional Silvânia) realiza, neste final de semana, o Curso de Formação Sindical, que acontece no Clube do SINTEGO em Caldas Novas, e dedicará os dias 8 e 9 serão à conscientização da Luta Sindical em defesa dos direitos dos/as  trabalhadores/as  em Educação no nosso estado.

O Curso de Formação Sindical se inicia com a análise de conjuntura, que será realizada pela presidenta do SINTEGO, Bia de Lima. Ela enfocará sua análise nas Reformas Educacionais, no descumprimento  do Plano Nacional de Educação (PNE) tanto em níveis Federais, Municipais e Estaduais.

“Após o Golpe de 2016, o Plano Nacional de Educação foi praticamente abandonado. Inviabilizado pela emenda 95 que congela os investimentos em Educação, nós vemos que metas, antes factíveis, tornam-se impossíveis de serem cumpridas. No que diz respeito a valorização dos profissionais em Educação, meta 17 do PNE, nós queremos levar a esse Curso de Formação Sindical a importância do trabalho constante de cobranças e negociações para que os/as profissionais da Educação sejam respeitados” declarou a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima, antes de seguir para Caldas Novas.

Logo após a análise conjetural, haverá a fala da ex-presidenta do SINTEGO, Neide Aparecida, que abordará o Tema: SINTEGO Nosso Sindicato.

No sábado (9) pela manhã, haverão duas palestras, a de Paulo Roberto Miranda Veras sobre o tema  Disciplina Escolar um desafio! e  a da secretária-geral do SINTEGO, Ludmylla da Silva Morais, abordando o tema Inclusão.

Já à tarde, os participantes poderão escolher entre três opções de oficinas:  Educação Antirracista, ministrada pela secretária de Igualdade Racial do SINTEGO, Roseane Ramos; Gênero que será trabalhada por Jalmerinda de Fátima Nunes e Tecendo a Inclusão o assunto de  Regiana Galdino André.

No curso estarão representantes de trabalhadores/as em Educação dos municípios de  Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Orizona, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Vianópolis e Gameleira de Goiás, além dos distritos de Alto Alvorada (distrito de Orizona), Caraíba (distrito de Vianópolis) e Moçambinho (distrito de Gameleira de Goiás).

A presidenta do SINTEGO Regional Silvânia, Renildes Aparecida Pereira de Paula, responsável pela atuação do SINTEGO nos municípios supracitados, afirma que a realização do Curso de Formação é trabalho de conscientização que impacta diretamente na qualidade das Negociações Sindicais futuras."Esperamos que a partir desse evento, novos companheiros se junte e apoie a Luta dos/as Trabalhadores/as em Educação em nossa Regional”, afirmou a presidenta do SINTEGO Regional Silvânia.