Notícias

25 de June de 2018 | 14:13

Acontece hoje eleição para diretores das escolas estaduais em Goiás

As eleições para escolha dos(as) novos(as) diretores(as) das escolas da rede estadual de Goiás, acontecem hoje, 26 de junho, das 7h30 às 21h. Os novos diretores deverão tomar posse no dia 1º de agosto de 2018, para mandato de três anos. O SINTEGO acompanhou e lutou para que o processo democrático pudesse ocorrer, ainda no primeiro semestre de 2018.

“Esta conquista representa a luta do SINTEGO e de toda categoria para promover a democracia, dentro do ambiente escolar. Nossos esforços serão destinados, agora, a fiscalizar e garantir que as eleições aconteçam com toda seriedade necessária”, destacou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Em Educação, Bia de Lima.

Para que o resultado da eleição de diretor de cada escola seja validado é necessário a participação da Comunidade Escolar, visto que a lei prevê quórum mínimo de votantes: 50% dos profissionais que trabalham na escola, 50% dos alunos com 12 anos ou mais e 20% dos pais ou responsáveis legais dos alunos matriculados.

Cada escola compôs sua comissão eleitoral que foi responsável pelo recebimento das candidaturas e agora acompanhará as eleições. O SINTEGO participa da Comissão Eleitoral Estadual e tem auxiliado no processo eleitoral por todo Estado.

As eleições não acontecem nas escolas militares, conveniadas, indígenas, quilombolas e nos Centro de Atendimento Educacional Especial (CAEE), no restante todas as escolas participarão do pleito.