Notícias

20 de September de 2018 | 10:04

SINTEGO TRATA DE PROGRESSÕES EM AUDIÊNCIA NA CASA CIVIL 


Com objetivo de derrubar a barreira de novas progressões para a categoria da Educação, que foi imposta pela Emenda Constitucional 55, a presidenta do SINTEGO, professora Bia de Lima, esteve ontem (19/09/2018) em uma audiência com o secretário estadual da Casa Civil, Fernando Tibúrcio, juntamente com o secretário estadual de Educação, Cultura e Esporte, Flávio Peixoto. Participou também da audiência a secretária de Igualdade Racial do SINTEGO,  Roseane Ramos, e a advogada da procuradoria Geral do Estado, Emília Munhoz. 

Na audiência, a professora Bia de Lima pediu para que a secretaria da Casa Civil encaminhe para Assembleia Legislativa uma emenda à Constituição Estadual retirando essa barreira para Progressões que existe aos/as servidores/as da Educação. Nela, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Flávio Peixoto se comprometeu a fazer as análises de impacto em folha e os estudos necessários a construção do Projeto da Emenda. Ele também sugeriu para que as duas secretarias componham uma comissão para elaborar o Projeto de Lei que reverta essa barreira para as progressões. 

Servidores/as administrativos/as com vencimento inicial menor que o mínimo

Na audiência, a presidenta do SINTEGO, Bia de Lima, também expôs a realidade de 3.500 servidores/as da Educação que tiveram o incentivo funcional e outras gratificações incorporadas aos salários como completação para atingir o salário mínimo. Em síntese, esses servidores têm seus vencimentos iniciais inferiores ao salário mínimo. 

Ao mostrar o contra-cheque de uma servidora nessa situação, a presidenta do SINTEGO, surpreendeu o secretário da Casa Civil, Fernando Tibúrcio, que afirmou que não sabia que essa situação acontecia em Goiás. Sensibilizado com a questão, ele se comprometeu a buscar uma solução.