Notícias

20 de September de 2018 | 14:01

CANDIDATOS AO GOVERNO DE GOIÁS SE COMPROMETEM COM A PLATAFORMA POLÍTICA DE COMPROMISSOS

O Fórum em Defesa dos Servidores e dos Serviços Públicos do Estado de Goiás, entidade composta por 47 associações e sindicatos, incluindo o SINTEGO, elaborou uma Plataforma Política de Compromissos com reivindicações das categorias frente à próxima gestão do Governo de Goiás, que será eleita no pleito de 2018.

Quatro dos sete candidatos ao Governo de Goiás assinaram e se comprometeram com a Plataforma Política de Compromissos. Kátia Maria (PT), Ronaldo Caiado (DEM), Weslei Garcia (PSOL), Daniel Vilela (MDB) afirmaram que, se eleitos, dialogarão com os servidores/as públicos/as. Já o candidato à reeleição Zé Eliton (PSDB) apontou ressalvas no documento e ainda não fez a assinatura.

De acordo com a presidente do SINTEGO e coordenadora do Fórum, Bia de Lima, a iniciativa da Plataforma Política de Compromissos garante as entidades a cobranças das reivindicações junto ao próximo governador do Estado.

Kátia Maria

A primeira a participar da atividade foi a candidata Kátia Maria (PT). A candidata assinou a plataforma e se comprometeu a cumprir as exigências do Fórum, que envolvem questões diversas como Previdência dos Servidores/as, Hospital do Servidor Público, não implementação de Organizações Sociais, democratização da gestão do IPASGO, não militarização de escolas, entre outas.

“Tenho consciência de que não conseguirei fazer um bom governo, se não olhar primeiro para os servidores estaduais. São eles quem atendem o cidadão. Vou cuidar dos nossos servidores para que eles sejam meus parceiros de primeira hora, para cuidar da população”, disse Kátia Maria.

Ronaldo Caiado

O candidato Ronaldo Caiado (DEM) fez o compromisso de estabelecer um diálogo permanente com os servidores públicos estaduais, atuar com transparência em todos os órgãos da administração pública e criar mecanismos de combate à corrupção.

“Me sinto à vontade para conversar com todos os servidores e quebrar preconceitos que muitas vezes são criados. Precisamos restituir na política em Goiás algo que é fundamental: a autoridade moral do governante. A máquina pública não deve ser objeto de poder pessoal, mas para atender o cidadão”, disse o senador.

Weslei Garcia

O candidato Wesley Garcia do PSOL assinou a Plataforma e afirmou que os termos presentes no documento são os mesmos que compõem o seu programa de Governo e que o PSOL defende. “Sou servidor público e concordo com todos os termos que estão na Plataforma” afirmou.

Daniel Vilela

Daniel Vilela foi o quarto candidato ao Governo de Goiás a assinar a Plataforma Política de Compromissos do Fórum. “Me comprometi, se eleito governador, a estabelecer um diálogo permanente e constante com os servidores. Acredito que as soluções para os problemas do nosso Estado passam por esse diálogo com os nossos servidores”, disse ele.

De acordo com Daniel Vilela, o Plano de Governo dele foi construído de forma aberta e ele espera sugestões do Fórum para que sejam contempladas, levando em consideração os compromissos que, de fato, podem ser efetivados em 4 anos.

Zé Eliton

O candidato a reeleição Zé Eliton (PSDB) não assinou, de pronto, a Plataforma. Ele preferiu analisar o texto e divulgar em outro momento. No dia 27/09 ele enviou um documento direcionado a coordenadora do Fórum em Defesa dos Servidores e dos Serviços Públicos do Estado de Goiás, Bia de Lima, apontando discordâncias com as propostas de número 9, 10, 11 e 12. Entre as explicações do governador, está a divergência com a não implementação das OS’s, que, segundo ele, alcançaram êxito na rede de saúde estadual. No entanto, ele ressalta que não há a intenção de expandir este modelo de gestão para outras áreas do Estado.