Notícias

25 de September de 2018 | 15:59

Câmara Municipal aprova reforma da Previdência dos Servidores Municipais

Hoje (25/09/2018) a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, o PLC 031/2018 que trata da Reforma do Instituto da Previdência do Servidor Municipal de Goiânia. O projeto foi classificado pela presidenta do SINTEGO como sendo prejudicial ao/a servidor/a público/a de Goiânia.  

Foi uma sessão conturbada e polêmica. No momento da votação houve tumulto e alguns servidores/as presentes jogaram ovos que acertaram o painel e foram contidos pela Guarda Civil, que os retiraram das galerias. Durante a confusão, o presidente da Câmara, Andrey Azeredo, encerrou a votação, com 18 votos favoráveis ao projeto e apenas 1 contrário.

 A oposição reclamou que não teve o direito de votar. A vereadora Cristina Lopes pediu a Andrey que a votação fosse refeita, já que fazia questão de votar, ela afirmou que tinha saído para socorrer servidores durante o tumulto. O vereador Elias Vaz disse que antes do tumulto, já havia pedido encaminhamento de voto, algo que o presidente não poderia ter desconsiderado.

O presidente, que havia encerrado a sessão após a votação, retomou os trabalhos, mas não atendeu aos pedidos da oposição. Ele afirmou que houve um engano e que ainda teria que votar as emendas em destaque. Elas foram aprovadas por 18 a 0, já que a oposição se negou a participar da votação após encerramento da sessão.

Para a presidenta do SINTEGO, professora Bia de Lima, esta aprovação representa prejuízo para os/as servidores/as. “Este projeto não resolve nem o problema da Prefeitura e muito menos dos/as servidores/as municipais de Goiânia, pois ele coloca em risco a possibilidade de pagamento de futuras aposentadorias e pensões,” afirmou Bia.

De acordo com a presidenta, o SINTEGO continuará cobrando da Prefeitura o atendimento aos direitos dos/as servidoras da Educação do município de Goiânia. “Cobraremos agora o reajuste do Piso dos/as Professores/as, o reajuste da Data-Base aos/as servidores/as administrativos/as, as Progressões, a Estabilidade Econômica e a prorrogação do Concurso de 2016,”afirmou a presidenta do SINTEGO, professora Bia de Lima.