Notícias

26 de September de 2018 | 14:30

Hoje, 26 de setembro, é o dia Nacional do Surdo

O dia 26 de setembro foi instituído como o Dia Nacional do Surdo por ser a data de inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdo, o INES, a primeira escola para surdos do Brasil, criada no ano de 1857.

A data comemorativa tem como objetivo relembrar as lutas da comunidade ao longo dos anos, por exemplo, em prol do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de incentivar a reflexão sobre os direitos e inclusão dos surdos/as na sociedade.

Estima-se que aproximadamente 45 milhões de pessoas são surdas no Brasil. O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda.

A explicação para a escolha do Azul remete a um hábito da Segunda Guerra Mundial, em que os nazistas identificavam os surdos/as com uma faixa azul no braço. A população surda foi exterminada durante este tenebroso período.

O SINTEGO tem o compromisso de defender a Escola Bilingue para surdos/as, escola que tenha acessibilidade linguistica e que respeite e valorize a libras como língua de instrução e comunicação, onde surdos/as possam ter acesso à cultura surda e um ambiente acolhedor para estudantes e familiares.