12 de December de 2018 | 15:10

Aprovada Data-Base para os Administrativos da Prefeitura de Goiânia

Com a rejeição das emendas que pediam retroatividade, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou hoje (12/12/2018) o projeto de lei que concede a Data-Base dos servidores administrativos do município. Os valores aprovados foram de 4,08% referente ao ano de 2017 e 2,76% referente a 2018, somando 6,84% de reajuste. O pagamento será realizado em 2 parcelas, sendo a primeira já para a folha de pagamento referente ao mês de dezembro e a segunda em janeiro de 2019.

A proposta aprovada hoje é a segunda versão enviada ao Legislativo este ano. A primeira, previa o pagamento em 08 (oito) parcelas e sem retroatividade da Data-Base. Os vereadores apresentaram emendas diminuindo para seis o número de parcelas e acrescentando o pagamento retroativo a maio de 2017. Esta proposta foi vetada pelo prefeito Iris Rezende que afirmou que não iria pagar os retroativos.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO) entrará na Justiça para reivindicar o pagamento retroativo deste reajuste. “Se cumprisse a lei a Prefeitura de Goiânia pagaria o valor de reajuste de 4,08% em maio de 2017 e o de 2,76% em maio de 2018, é direito do/a trabalhador/a receber esses reajustes desde estas datas e o SINTEGO entrará na justiça cobrando que a Prefeitura de Goiânia cumpra com o seu dever frente aos/as trabalhadores/as,” afirmou  a presidenta do SINTEGO Bia de Lima.

O SINTEGO cobra também da Prefeitura o pagamento do reajuste de 6,81% do Piso Salarial dos professores conforme está previsto em Lei Municipal e Lei Federal. “Estamos avisando a Prefeitura que os/as professores/as não ficarão sem receberem seus direitos,” afirmou a professora Bia.