Notícias

30 de April de 2019 | 09:57

SINTEGO discute pautas da Educação

Em audiência na Seduc, no último dia (27), SINTEGO discutiu com a secretária da pasta, Fátima Gavioli as pautas da categoria, entre elas a reposição de aulas durante o período de greve, piso dos/as professores/as, data-base dos/as administrativos/as, progressões, pagamento no mês trabalhado, entre outras demandas. 

“Estivemos reunidos com a secretária, tratando sobre assuntos relevantes para nossa categoria. Esse diálogo vem reforçar o compromisso do SINTEGO na luta por todos/as servidores/as, garantindo seus direitos”, diz Bia de Lima, presidenta do SINTEGO.

Das pautas discutidas temos:

Reposição das aulas
A reposição das aulas do período da greve só será realizada depois de receber o dezembro/18, que o governo ainda deve para quase 50% da nossa categoria, no entanto, as escolas tem autonomia para definir seu próprio calendário.

Salário no mês trabalhado
Quanto ao salário pago no mês trabalhado, estamos cobrando, afinal, foi com este argumento, que o governo justificou o atraso de dezembro/18. Pode ser que esta semana, isto já venha a acontecer.

Progressões
Temos muitos profissionais estão aguardando há mais de 2 anos a assinatura das progressões, até mesmo para se aposentarem. De acordo com a secretária, as progressões serão assinadas na ordem cronológica.

Plano de carreira
Outro aspecto é a questão dos administrativos, o SINTEGO construiu hoje com a secretária, a comissão que iniciará a discussão de um novo plano de carreira, com uma nova tabela, respeitando a data base dos administrativos que é agora no mês de maio.

Piso
Discutimos também o piso, que já começa a ser tratado quanto a possibilidade de que, ao se findar esta questão do dezembro, já tenhamos definido quando é, e como que o governo vai pagar o piso para toda nossa categoria, não apenas para os contratos, como para os efetivos também.

Concurso público 
No segundo semestre, já queremos que se consiga desencadear um processo de chamamento e desenvolvimento de um novo certame, e que até o final do ano o concurso posso ser realizado, e que já no inicio do ano letivo de 2020 tenhamos profissionais concursados para atuar na rede.

Licença para aprimoramento
Estamos tratando deste ponto, por que    tem uma lei que define que é 1%, no entanto, a secretaria já extrapolou esse percentual, porém, nós precisamos garantir em lei, aquilo que esta posto tanto no nosso estatuto quanto na lei complementar nº 26, mas, infelizmente é preciso modificar o decreto que o governo lançou.

O SINTEGO continuará discutindo com a SEDUC, todas as demandas importantes aos/as servidores/as da Educação. Acreditando que investir na Educação é garantir o futuro da nossa sociedade.

#SINTEGOnalutasempre