03 de May de 2019 | 16:29

Moção de repúdio à rejeição do nome da professora Bia de Lima ao Conselho Estadual de Educação de Goiás

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa dos/as profissionais da educação básica do setor público brasileiro, repudia a rejeição do nome da professora Maria Euzébia de Lima – Bia de Lima, ao Conselho Estadual de Educação de Goiás.

A Professora Bia de Lima foi indicada pelo Fórum Estadual de Educação, ratificada pela sua história de atuação em defesa da educação e do ensino público e de qualidade.

Infelizmente, em tempos pouco democráticos, a articulação de parlamentares que defendem uma educação tecnicista para formar pessoas apenas para o mercado de trabalho e não cidadãos conscientes de seus direitos se sobrepôs às determinações constitucionais de uma educação pública e de qualidade.

Entendemos que o veto ao nome da professora Bia de Lima se deve aos retrocessos estabelecidos a partir das eleições de 2018. O conservadorismo maléfico que se tenta impor ao Brasil contribui sobremaneira ao desmonte dos serviços públicos, especialmente à educação.

A CNTE, em atuação articulada na América Latina e em nível mundial, luta contra a privatização da educação e a militarização das escolas. Reafirma seu compromisso com a democracia e com a representação social nos órgãos de gestão e controle. O Conselho Estadual de Educação precisa expressar a diversidade da sociedade e valorizar a presença de pessoas qualificadas e comprometidas com o sistema público de ensino, como é a professora Bia de Lima.

Contra a privatização e a militarização da educação!

Em defesa da democracia!

Por educação de qualidade!

FONTE: CNTE