Notícias

09 de May de 2019 | 16:53

SME desrespeita trabalhadores/as e educandos/as com fechamento de turmas de EAJA

Durante audiência pública ocorrida nesta quarta-feira (8), proposta pela vereadora Sabrina Garcêz, a pedido do SINTEGO e do Fórum de Educação de Jovens e Adultos, a Secretária-Geral do sindicato, Ludmylla Morais, falou sobre o desrespeito da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) para com trabalhadores/as e estudantes com o fechamento repentino de 16 turmas da modalidade. O fechamento ocorreu no mês de abril/2019.

“Há um desrespeito da gestão municipal com os/as trabalhadores/as e estudantes. Um desrespeito ao Plano Municipal de Educação. As turmas foram fechadas de forma repentina, turmas que acolhiam um número significativo de idosos/as que não podem se fazer presente no espaço educativo no período noturno. Essas pessoas não estudaram, porque o poder público e a sociedade de forma geral lhes negaram esse direito. A SME se vale de procedimentos antidemocráticos quando fecha esses espaços educativos. Nós, enquanto classe trabalhadora, precisamos nos unir, nos fortalecer e fazer  a diferença”, disse Ludmylla. 

Além da participação do SINTEGO, a audiência pública para discutir e defender o EAJA teve a participação de representantes do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, da Defensoria Pública de Goiás, professores/as e alunos/as da modalidade, que se posicionaram completamente contra as medidas sem estudo da SME. 

Vale ressaltar que nenhum representante da Prefeitura de Goiânia ou da SME, que foi chamado para a discussão, estava presente. 

O SINTEGO não se retirará desta luta! O sindicato já entrou em contato com a SME para garantir as modulações tanto dos/as professores/as quanto o direito à Educação dos/as educandos/as desta modalidade de ensino.

A demanda de alunos/as com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental é real e urgente. Não aceitaremos o descaso e a desvalorização da EAJA. Medidas judiciais devem ser tomadas e novas audiências serão convocadas, em breve. 

#SINTEGONALUTA