14 de June de 2019 | 14:40

Querem acabar com seu direito de aposentar!!!

A luta é de todos nós! É urgente que a sociedade não somente conheça, mas se envolva, lute e participe das ações contra a Reforma da Previdência, que foi proposta pelo governo Bolsonaro e, se aprovada, vai acabar com o seu direito de aposentar.

Professores/as, trabalhadores/as rurais, e idosos/as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são as categorias mais prejudicadas com essa proposta. Se você é professor/a, atualmente, deve trabalhar 25 anos em sala de aula e pode se aposentar com 50 anos. Com a reforma, você terá que atingir 40 anos de contribuição e, no mínimo, 60 anos de idade.

Por isto o Brasil parou nesta sexta-feira (14) contra essa reforma, em defesa da educação pública e de qualidade e, por mais empregos. Em Goiás, cerca de 36 cidades realizaram manifestações. Em Goiânia, a paralisação teve início no Coreto da Praça Cívica, com caminhada de todos os/as trabalhadores/as das mais diversas categorias, dizendo NÃO á Reforma da Previdência, dizendo NÃO aos cortes de verbas da Educação e NÃO aos cortes do FUNDEB. Os/as manifestantes seguiram até a Praça do Trabalhador.

“O problema da economia não se resolverá com a Reforma da Previdência, como querem convencer o/a trabalhador/a, isto é um engano! O que esse governo quer, é que você morra trabalhando! É preciso sim que se faça uma proposta de política para o crescimento econômico. Não é cortando recursos da Educação e prejudicando o/a trabalhador/a mais pobre, que sustenta esse sistema e paga corretamente seus impostos que a situação enfrentada hoje pelo Brasil se resolverá, afirma Bia de Lima, presidenta do SINTEGO.

Entre as categorias que cruzaram os braços nesta sexta-feira (14) em Goiás, estiveram os professores, trabalhadores da Educação, da saúde, de água e esgoto, dos Correios, rurais, quilombolas, agricultores familiares, motoristas, cobradores, vigilantes, servidores públicos federais, estaduais e municipais, entre outros, de todas as centrais sindicais.

Entenda a Reforma da Previdência

Na regra atual o/a trabalhador/a se aposenta com idade de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, com contribuição respectivas à 30 e 35 anos. Com a reforma, a idade ficaria de 62 anos para as mulheres, 65 para os homens, com 40 anos de contribuição para ambos.

Como é hoje para os/as professores/as?

Atualmente, há diferenciação de sexo para a aposentadoria de professores/as da rede pública de ensino básico. Homens tem idade mínima de 55 anos e contribuição de 30 anos. As mulheres tem redução de 5 anos, com a idade mínima de 50 anos e 25 anos de contribuição. Na rede particular, há apenas o critério de tempo de contribuição.

O que diz a proposta para os/as professores/as?

A ideia defendida por Bolsonaro é de igualar a aposentadoria para homens e mulheres professores/as em 60 anos, com mais 5 anos e 10 para as mulheres. A regra geral valerá para as demais profissões, no entanto, ainda difere homens e mulheres, sendo 65 anos para os homens e 62 para mulheres.

As manifestações já realizadas em todo Brasil surtiram efeito, logo que a pressão dos/as trabalhadores/as contribuiu para as mudanças já ocorridas na proposta original da Reforma. No entanto, a luta continua! É um pequeno avanço, mas o relatório ainda não é uma garantia, pois não se sabe como será a continuidade do mesmo no plenário da Câmara.

#SINTEGOnaluta #GreveGeral14J