Notícias

23 de October de 2019 | 14:10

NOTA DE REPÚDIO

O Sintego repudia o ataque feito à professora da Rede Municipal de Posse-GO, que foi falsamente acusada de utilização de conteúdo inapropriado para ministrar suas aulas à uma turma do 5º ano. O caso teve início no fim de setembro.

A professora realizou um projeto em sala de aula, no qual estudantes levariam letras de músicas para serem discutidas e analisadas criticamente pela turma. Um estudante levou uma música com duplo sentido, que foi analisada de forma crítica. Após saber o ocorrido, uma mãe levou o fato à um veículo de comunicação local, que divulgou uma notícia sem a checagem dos fatos, culpabilizando a professora, alegando que a mesma apresentou conteúdo pornográfico aos/as estudantes.

A situação tomou proporções maiores e o fato foi divulgado também por rádios da região. Em seguida, foi publicada uma nota pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de Posse, pedindo desculpas aos pais por transtornos causados pela servidora, e comunicando o afastamento provisório da mesma, também sem a checagem do que havia ocorrido.

O Sintego acompanhou o caso de perto e cobrou a averiguação adequada dos fatos pela Secretária de Educação e Cultura, que ainda não havia ouvido a professora, bem como a retratação da nota que trazia o afastamento da mesma.

Segundo a servidora, o projeto tem como pré-requisitos os Parâmetros Curriculares Nacionais - PNCs, que em nenhum momento foram desrespeitados. A professora explicou ainda que as músicas, levadas pelos/as estudantes, foram escolhidas junto com os pais, de acordo com a orientação prevista no projeto.

Foram realizadas diversas reuniões para discutir o ocorrido, com a participação da professora, direção da escola, do Sintego, da secretária municipal de Educação, do sindicato de Servidores/as do Município de Posse e de pais dos/as alunos/as da turma.

A professora teve apoio dos pais de seus/suas estudantes, que a defenderam, tendo em vista sua competência e integridade, alegando que não houve a participação da servidora na escolha da música. Desta forma, foi solicitada a retratação da publicação veiculada pelos meios de comunicação, bem como de uma nota oficial de esclarecimento da Prefeitura do Município de Posse sobre o fato ocorrido.

O Sintego manifesta seu repúdio ao ataque feito à professora, que em nenhum momento desrespeitou os estudantes, bem como a divulgação e compartilhamento Fake News e reitera sua luta na defesa dos/as trabalhadores/as em Educação.

#Sintegonaluta