14 de November de 2019 | 18:56

Entidades sindicais construirão posição unitária sobre a Reforma da Previdência Estadual

Ocorreu durante toda a manhã desta quinta-feira (14), uma Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência Estadual, promovida pelo Fórum em Defesa dos/as Servidores/as e Serviços Públicos de Goiás. Outras audiências acontecerão em breve para continuação da discussão sobre a Reforma.

A mesa foi composta por representantes de entidades que compõe o Fórum: a presidenta do Sintego e da CUT-GO, professora Bia de Lima, do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (Sindgestor), Eduardo Aires; do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde (Sindisaúde), Ricardo Manzi; do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Goiás (Sindipúblico), Gustavo Pedrosa; do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojus), Moisés Bento; o presidente do Sindjustiça, Fabrício Duarte de Sousa; e o da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci), José Virgílio Dias de Sousa. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Estadual da Previdência, coronel Anésio Barbosa e os/as seguintes parlamentares: Del. Adriana Accorsi (PT), Coronel Adailton (PP) e Major Araújo (PSL).

Na audiência, coordenada pela professora Bia de Lima, as entidades sindicais, deputados/as e trabalhadores/as tiveram a oportunidade de apresentar os retrocessos propostos pela Reforma da Previdência Estadual, que retira ainda mais direitos dos/as servidores/as públicos/as.

“Essa PEC da Reforma da Previdência Estadual é extremamente prejudicial para a categoria da Educação. Além de acabar com os quinquênios e de aumentar a alíquota de contribuição, inclusiva para os/as aposentados/as, especificamente para os/as profissionais da Educação, impossibilita a aposentadoria em dois vínculos trabalhistas, isso é um sacrifício enorme para nós, pois muitos/as profissionais possuem mais de um concurso, mais de um vínculo”, afirmou Bia de Lima.

A PEC acompanha os moldes da Reforma da Previdência Federal. O limite de idade proposto para os/as professores/as é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, com 25 anos de contribuição para ambos os sexos. Mas, Bia salienta que para aposentadoria com valor integral são necessários 40 anos de contribuição.

“O Governo vende a ideia de 25 anos de contribuição, mas não informa que com esse tempo de trabalho o salário é proporcional. Ou seja, para que o/a trabalhador/a receba o valor da aposentadoria integral, ele/a terá que trabalhar por 40 anos. Para os/as professores/as é um aumento de 15 anos! Só quem vive a rotina de uma escola sabe o quanto isso é sacrificante para o trabalhador/a!”, completou Bia.

Todos os sindicatos presentes se manifestaram veementemente contrários à vários pontos da Reforma e ao sentimento de demonização dos/as servidores/as públicos/as por parte do Governo Estadual, que coloca a culpa nas costas dos/as servidores/as, como estratégia para não desagradar a sociedade e criar a falsa compreensão de que servidores/as públicos/as são bem remunerados/as, trabalham pouco e ganham muito.

Dessa forma, as entidades sindicais decidiram pela construção de um documento unitário, com o posicionamento consensual dos sindicatos, que será entregue a todos/as os/as parlamentares, a GoiásPrev e para o Governo Estadual. Os sindicatos também mobilizarão suas bases para os momentos cruciais na Alego, buscando o apoio e convencimento dos/as deputados/as.

“É preciso reforçar que a Reforma é Estadual e se estende aos municípios, ou seja, atinge todos/as os/as servidores/as públicos/as. É fundamental e indispensável a colaboração e apoio de todos/as os trabalhadores/as para que consigamos impedir a aprovação desta proposta como está, que só destrói as carreiras e o nosso futuro!”, ressaltou Bia.

O SINTEGO conclama a todos/as os/as servidores/as públicos/as, em especial, os/as da Educação, a participarem das discussões, se mobilizarem e fazerem o enfretamento contra as maldades propostas pela Reforma da Previdência Estadual. Nossas vidas estão em jogo! Sigamos resistindo e lutando!

#SINTEGONALUTA