Notícias

02 de February de 2021 | 18:33

Vacinação para profissionais da Educação já!

Os/as trabalhadores/as da Educação tem, desde o início da pandemia, se esforçado e buscado formas de manter o ensino com qualidade, mesmo de forma remota. Muitos/as fazendo dupla jornada de trabalho, adquirindo equipamentos e tendo que se adaptar à um novo modelo de ensino – de uma hora para outra.

Assim, Goiás obteve a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na avaliação do ensino médio, em todo o Brasil, com 4,8, provando o empenho dos/as trabalhadores/as na construção de uma Educação Pública de qualidade. Afinal, um governo que prioriza a Educação deve priorizar o que forma um ensino de qualidade: os/as profissionais. 

O papel dos/as servidores/as durante a pandemia ficou ainda mais evidente. O que seriam das escolas sem seus servidores/as? Do espaço físico para o digital, as escolas continuaram funcionando remotamente. 

A que se considerar os esforços de professores/as e alunos/as no processo de ensino-aprendizagem no ápice da pandemia. Além do medo da contaminação, docentes tiveram que se adaptar e buscar meios de contornar a exclusão social, entregando atividades também impressas e outros, para alunos/as sem acesso à internet não serem prejudicados. 

Em casa, tiveram que adquirir equipamentos para ministrar aulas – um custo não previsto e não recomposto, já que professores/as PIII e PIV estão com seus salários congelados desde 2018. Administrativos também não tiveram recomposição na tabela salarial. Ainda é necessário frisar a dificuldade para os/as profissionais da Rede Pública de Educação em manterem o ensino misto, a discrepância de recursos entre o ensino público e o privado, quando se trata de equipamentos e recursos é inegável.

Infelizmente, também temos que relembrar os trabalhadores/as da Educação que perderam suas vidas na luta contra a COVID-19. Deixaram familiares, entes queridos e lacunas em suas escolas que não são preenchidas apenas com números repostos. 

Diante todos os desafios enfrentados: a vacinação de profissionais da Educação contra a COVID-19 é urgente. O SINTEGO pede celeridade na aquisição e distribuição de vacinas, apenas assim as aulas presenciais poderão ter início de forma segura para todos/as. Valorizar os/as trabalhadores/as da Educação também é resguardar suas vidas!

SINTEGO – Gente que trabalha a Educação