Notícias

04 de March de 2021 | 09:29

SINTEGO cobra suspensão de quaisquer atividades presenciais nas escolas de Goiás, nesse momento

O último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Goiás (SES) divulgado ontem (03), mostrou que há 404.965 casos de doença pela COVID-19 em Goiás. A taxa de ocupação de UTIs continua acima de 90% e os hospitais de Goiânia chegaram a ficar totalmente lotados. 

Mesmo com a portaria que dispõe sobre o teletrabalho, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) informou: Ainda em cumprimento ao decreto estadual e visando garantir a continuidade do atendimento ao público, os superintendentes da Seduc ficam autorizados a convocar para o trabalho presencial, mediante revezamento, os servidores da Educação que não se enquadram no grupo de risco. As escolas estaduais permanecerão com 30% do quadro administrativo, em sistema de revezamento, para atender a comunidade escolar e entregar os kits de alimentação. 

Ainda que em regime de revezamento, convocar os/as administrativos/as para irem até as escolas é expor os/as trabalhadores/as a um risco sem tamanho. Muitos/as vão trabalhar usando o transporte coletivo, que ainda não adotou nenhuma medida de contenção. Os ônibus seguem abarrotados expondo os/as usuários/as, sequer é preciso uma busca aprofundada para notar. Ainda que não contraiam o vírus nas escolas, quem garante que não contrairão no caminho?

Administrativos/as pedem socorro e cuidado por suas vidas. Os kits devem ser entregues aos/as estudantes, mas cabe à SEDUC também resguardar em totalidade a vida dos/as trabalhadores/as.

O SINTEGO segue trabalhando para que quaisquer atividades presenciais nas escolas sejam suspensas e pela prioridade na vacinação da categoria. Reiteramos a necessidade de respeitar as orientações das autoridades sanitárias – permanecer em casa - já que o isolamento social é a única medida eficaz contra a disseminação da Covid-19. 


Mais uma vez reforçamos o nosso pedido: prezem pela saúde e fiquem em casa! 

#SINTEGOnalutasempre