Notícias

24 de September de 2021 | 09:52

Educação bilingue para surdos/as passa a se tornar modalidade

Foto: Najara Araújo
Educação bilingue para surdos/as passa a se tornar modalidade

Educação bilingue para surdos/as passa a se tornar modalidade, após aprovação, em agosto deste ano, na Câmara dos Deputados, de Projeto de Lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

A alteração na LDB passa a vigorar com o entendimento do Art.3° de respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.

Trata-se como educação bilingue a oferta de modalidade escolar em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos/as, classes bilingues de surdos/as, para educandos/as surdos/as, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos/as.

"É necessário reconhecer os avanços da luta da comunidade surda em Goiás. Fundamental nossa participação para garantir de fato e de direito que a educação formal seja para todos e todas", ressalta a Secretária de Igualdade Racial, Roseane Ramos.

O Sintego continua na luta para implementação de Escolas Bilingues no Estado de Goiás. Neste Dia Nacional dos(as) Surdos(as) reafirmamos nosso compromisso com a comunidade surda, não mediremos esforços para garantir escolas com acessibilidade linguística para surdos e surdas!