Secretarias

08 de November | 13:29

Sintego realiza encontro de trabalhadores da Educação aposentados

O Sintego promoveu nessa quarta e quinta-feira (30 e 31) o Encontro Estadual de Trabalhadores(as) em Educação Aposentados(as) de 2013, com o objetivo de discutir assuntos de interesse da categoria, como valorização profissional, transição para a aposentadoria, saúde na terceira idade e qualidade de vida. "O sindicato tem 25 anos de luta, que começou e se fortaleceu com muitos dos aposentados que aqui estão. Quem sustenta a planta é a raiz e o Sintego é o maior sindicato de Goiás hoje porque nossa raiz é muito forte", destacou a presidenta Iêda Leal. 

Com o tema: "Valorização Sempre", o evento reuniu aposentados de todo o Estado. No primeiro dia, painéis sobre valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação, com a secretária-geral da CNTE, Marta Vanelli, e sobre as regras da aposentadoria para os profissionais da Educação, com o consultor previdenciário, Jesus Divino, despertaram o interesse dos participantes, que tiveram espaço para discutirem os temas e tirarem suas dúvidas. 

Assunto que despertou o interesse dos aposentados foi a apresentação dos informes sobre o Ipasgo, feito pela presidenta da CUT e tesoureira-geral do Sintego, Bia de Lima. 

Segundo o secretário de Assuntos dos Aposentados, Antônio José dos Santos, é muito importante que o trabalhador em Educação continue atuando no movimento sindical mesmo após a aposentadoria, para lutar pelos direitos já adquiridos. "Precisamos estar atentos à ameaça de perda de direitos. A luta é para todos”, afirmou o professor. 

Oficinas 
Durante o encontro, os participantes se organizaram em quatro oficinas para discutirem assuntos como: Transição para a aposentadoria; Como envelhecer com saúde; Estatuto do Idoso: Direito e Cidadania para serem colocados em Prática; Lazer e Qualidade de Vida.
Após as oficinas, houve uma plenária para aprovar um calendário de atividades a serem desenvolvidas pela Secretaria de Assuntos dos Aposentados durante o ano de 2013, entre elas: reuniões mensais nas regionais, cursos de formação e excursões a pontos turísticos do estado de Goiás. 

No encerramento, uma noite cultural, com apresentação de música, com a cantora Alba Franco, poesia e autógrafo do livro A Construção do Espaço do Centro-Oeste, do professor Carlos Ugo Giannotti.

Caldas Novas
Na quinta-feira, os participantes do encontro tiveram um dia de atividades recreativas no Clube do Sintego em Caldas Novas. Campeonato de dança, torneios de truco, dama e dominó, piscina e churrasco animaram os aposentados. “Essa é a primeira de muitas atividades que o Sintego está organizando para o segmento durante 2013, ano em que comemoramos os 25 anos do sindicato. Nada mais oportuno nessa ocasião que homenagear as nossas raízes”, afirmou Iêda Leal. 

Imprimir